Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

D. Beatriz de Portugal

Nascida em 1373, D. Beatriz foi a primeira filha de D. Fernando e de D. Leonor Teles. Era assim, por nascimento, a legítima herdeira do trono português.

Por várias vezes foi negociado o seu casamento, nomeadamente com o infante D. Fernando, filho segundo de D. João I, rei de Castela. No entanto, D. João I enviuvou e acabou por desposar ele próprio D. Beatriz, em 1383. Ainda nesse ano, D. Fernando faleceu e D. Leonor Teles assumiu a regência, proclamando D. Beatriz rainha de Portugal.

Esta situação não foi aceite pelo povo, que via a independência de Portugal a ser posta em causa. Em dezembro do mesmo ano, o mestre de Avis foi proclamado Regedor e Defensor do Reino, após revolta em Lisboa. Ainda durante esse mês, o rei de Castela, acompanhado de D. Beatriz, invadiu Portugal, juntando-se a D. Leonor Teles em Santarém. Entretanto, D. Beatriz foi atingida pela peste, o que obrigou os invasores a regressar a Castela.

Em Portugal, o mestre de Avis foi proclamado rei (com o título de D. João I), o que não agradou aos reis de Castela. Em 1385 travou-se a célebre Batalha de Aljubarrota, onde os castelhanos foram vencidos, resolvendo-se, deste modo, a crise.

Após a morte de seu marido em 1390, D. Beatriz tentou ainda fazer valer os seus direitos em Portugal, mas não o conseguiu. Não há certeza sobre a data da sua morte, mas acredita-se ter acontecido entre 1412 e 1420.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – D. Beatriz de Portugal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-30 03:29:32]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse