Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

De La Soul

Banda rap norte-americana, formada em Long Island, no ano de 1987, por Posdonous (Kelvin Mercer), Trugoy The Dove (David Jude Joliceur), e Pasemaster Mase (Vincent Mason). Em 1989 editam o seu álbum de estreia, 3 Feet High and Rising. Foram considerados visionários do futuro do hip hop, pela originalidade conferida ao trabalho através da inteligência das rimas. Numa altura em que a maioria das bandas de hip hop seguia diretamente o caminho delineado pelos Public Enemy, os De La Soul apresentaram uma proposta mais eclética, que construiu uma ponte entre géneros tão distantes como o soul, o funk, o jazz, o pop e o reggae. A renovação apresentada pelo trio, valeu-lhe a aclamação da crítica no momento de arranque. O registo foi líder das tabelas de R&B nos Estados Unidos, em grande parte devido ao êxito "Me, Myself and I", que lhe proporcionou a conquista do estatuto de disco de ouro.
A popularidade dos De La Soul aumentou também devido a um processo que lhes foi interposto pelos Turtles, pelo facto de terem incluído, sem autorização expressa, um sample deles, intitulado "You Showed Me", na faixa "Transmitting Live from Mars", incluída em 3 Feet High and Rising. Os Turtles ganharam o caso, e a decisão teve consequências não só para os De La Soul, mas também para o rap em geral. A partir de então, todos os samples incluídos em álbuns tiveram de ser legalmente autorizados antes da sua edição, o que provocou o atraso do lançamento de uma série de álbuns, caso do segundo álbum do grupo, intitulado De La Soul is dead. (1991). O disco não foi tão bem acolhido pela crítica, graças ao seu registo mais negro e introspetivo. Apenas o tema "Ring Ring Ring (Ha Ha Hey)" conseguiu atingir um êxito relativo.
O terceiro álbum chegou às lojas em 1993. Intitulado Buhloone Mindstate, apresentou um som mais pesado e mais funk. Ao contrário do trabalho anterior, Buhloone Mindstate recebeu o aplauso da crítica, mas não conseguiu figurar durante muito tempo nas tabelas de vendas. Em 1996 surge Stakes is High que, à semelhança do trabalho anterior, foi aclamado pela crítica, mas não encontrou grande acolhimento por parte do público.
Capa do álbum "3 Feet High and Rising" (2001) dos De La Soul
Em 2000, os De La Soul editaram o primeiro de uma série de três álbuns, Art Official Intelligence: Mosaic Thump, que em janeiro de 2002 foi sucedido pela segunda parte da coleção "AOI", intitulada Bionix. No álbum participaram, ao lado de Posdonous, Trugoy e Maseo, convidados como B-Real (dos Cypress Hill), Slick Rick e Devin the Dude. Em 2003, foi editada uma coleção de singles da banda, intitulada Timeless: The Singles Collection.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – De La Soul na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-31 10:30:49]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov