Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

desorganização social

"A desorganização social designa uma perturbação da cultura existente por mudança social, evidenciada por falha dos controlos sociais tradicionais, confusões de papel, códigos morais conflitantes e confiança em declínio nas instituições" (1980, Horton e Hunt - Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill). É a perda de influência das regras sociais de conduta existentes sobre os membros do grupo.
Uma sociedade em mudança desenvolve problemas sociais, pois não há mudança social que deixe inalterado o resto da cultura. Todos os novos elementos perturbam a cultura existente.
"Se uma cultura é bem organizada, com todos os seus traços e instituições bem ajustados, a mudança em qualquer um deles desorganizará esta disposição. No mundo atual, a mudança é mais rápida nos países em desenvolvimento. À medida que um país se aproxima da plena "modernização", a taxa de mudança torna-se mais lenta. Por isso são os países em desenvolvimento que estão a sofrer a maior desorganização, tanto pela sua alta taxa de mudança como pela sua relativa falta de familiarização com o processo de mudança" (Horton e Hunt).
Alvin Toffler cunhou o termo "choque do futuro" para designar tensões e ansiedades provocadas pela mudança rápida.
Numa cultura fortemente desorganizada, o sentido da segurança, da moral e da finalidade da vida danifica-se e as pessoas sentem-se confusas e inseguras. Existem pesquisas recentes que confirmam que a tensão e a ansiedade estão associadas à taxa de mudança percebida. Duvida-se ainda que se consiga fazer as mudanças necessárias para combater os problemas da explosão populacional, poluição e desgaste dos recursos naturais.
Horton e Hunt referem que todas as sociedades em mudança rápida têm muitos desfasamentos culturais (intervalo entre o aparecimento de um novo traço e a adaptação a ele) e são, de certo modo, desorganizadas. Daí que, para fazer face aos desperdícios e custos inerentes à mudança social, se tente cada vez mais o planeamento social como tentativa de controlar a situação.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – desorganização social na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-09 19:48:01]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río