Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Dodoma

Aspetos Geográficos
Capital da Tanzânia, Dodoma situa-se numa região de planaltos do Centro do país, a cerca de 400 km para oeste de Dar Es-Salaam, a antiga capital, tendo-a substituído em grande medida devido à sua localização mais central. É a terceira maior cidade do país. Foi projetada para albergar cerca de 400 000 habitantes, mas, em 2005, ainda só possuía 290 000.
História e Monumentos
A cidade foi fundada durante a colonização alemã da África Oriental, na mesma altura em que se iniciou a construção dos caminhos de ferro da Tanzânia. Os britânicos acabaram por tomar conta da cidade depois da Primeira Guerra Mundial, altura em que esta se tornou num centro administrativo regional. Em 1964, a Tanzânia tornou-se independente e em 1973 foi decidido por plebiscito mudar a capital de Dar Es-Salaam (a maior cidade do país) para Dodoma, em virtude da sua posição mais central. Em 1975, iniciou-se a transferência, mas o processo não ficou concluído, apesar da mudança em 1996 da Assembleia Nacional de Dar Es-Salaam para Dodoma. Na antiga capital permanecem ainda alguns dos serviços governamentais.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Dodoma significa "afundou-se", estando na base da sua toponímia a história de um elefante que se afundou num rio daquela região onde ficou preso. A cidade cresceu de forma rápida a nível de tamanho e de população, sendo que muitas das antigas lojas e casas foram substituídas por outras maiores e mais modernas. As suas árvores maduras dão um aspeto mais agradável às ruas empoeiradas. O novo estilo arquitetónico é, contudo, quebrado pelos telhados de zinco e portas de madeira das lojas mais pequenas. Apesar de capital do país, Dodoma não deixa de ser ainda uma pequena cidade, que basicamente escoa a produção da sua envolvente região rural. O turismo não tem aqui ainda grande significado e as infraestruturas são ainda muito deficientes.
Economia
Apesar de ser o centro administrativo do país, ainda não recebeu a totalidade dos serviços e investimentos que lhe permitiriam um maior desenvolvimento. Depende ainda de ajudas externas para melhorar as infraestruturas sanitárias e de abastecimento de água à população. A sua principal atividade económica consiste no comércio, especialmente de produtos como nozes, café, chá e tabaco. Possui ligações rodoviárias e ferroviárias a alguns pontos do país, como a antiga capital. Tem um aeroporto central, mas sem capacidade para aeronaves de grandes dimensões. No início do seculo XXI ainda não tinha universidade.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Dodoma na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-09 16:56:53]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río