Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Duran Duran

Grupo pop inglês formado pelos colegas de escola Nick Rhodes (n. 1962-06-08, teclas) e John Taylor (n. 1960-06-20, inicialmente na guitarra), em 1978, aos quais se juntaram posteriormente os amigos Simon Colley (baixo e clarinete) e Stephen Duffy (vox). Os Duran Duran foram inspirados sobretudo por artistas como David Bowie e Roxy Music, bem como pelo ambiente pós-punk de finais de 70, e o nome do grupo foi retirado de uma personagem do filme de ficção científica intitulado Barbarella. Foi num bar com o mesmo nome que surgiram os primeiros concertos, ainda com uma caixa de ritmos. Após um ano, Stephen Duffy e Colley deixaram o grupo, o primeiro para formar os Lilac Time, tendo sido substituídos por Andy Wickett e Roger Taylor (n. 1960-04-26), respetivamente. Após a gravação de uma maquete, John Taylor mudou-se para a o baixo e John Curtis entrou para a função de guitarrista, ainda que apenas durante alguns meses. Em resposta a um anúncio no jornal Melody Maker, surgiu Andy Taylor (n. 1961-02-16) para tocar guitarra. Com a saída de Wickett, o grupo teve alguma dificuldade em encontrar um vocalista, situação resolvida em inícios de 1980 com a entrada de Simon Le Bon (n. 1958-10-27), estudante de Teatro na Universidade de Birmingham e antigo membro de uma banda punk chamada Dog Days.
Em 1981, os Duran Duran lançaram o single de estreia, "Planet Earth", a que se seguiu o álbum homónimo que incluiu ainda "Girls On Film". O videoclip deste tema ficou conhecido pelo seu conteúdo sexual, que gerou, na altura, bastante controvérsia e originou a censura por parte da BBC. O grupo alicerçou muito do seu sucesso numa indústria bem sucedida de videoclips inovadores, quer pelos ambientes exóticos, visíveis, por exemplo, em "Save a Prayer" e "Rio", quer pela incursão em atmosferas fantásticas, como em "Hungry Like the Wolf" ou "Wild Boys". A assiduidade com que surgiram na estação televisiva MTV deu também o seu contributo para o êxito do grupo nos Estados Unidos da América.
Em 1982, surgiu Rio, do qual fizeram parte os clássicos "Hungry Like the Wolf", "Save a Prayer", "Is There Something I Should Know?" e o tema homónimo. "Is There Something I Should Know?" tormou-se no primeiro número um do grupo em Inglaterra. Um ano mais tarde, e gozando de grande popularidade em todo o mundo, o grupo lançou o seu terceiro álbum de originais, Seven and the Ragged Tiger (1983), o primeiro a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas. Deste trabalho fizeram parte os êxitos "Union of the Snake" e "The Reflex", este o seu primeiro número um nos Estados Unidos da América.
Capa do álbum "Greatest" (1998) dos Duran Duran
Em novembro de 1984, o grupo gravou o single "Wild Boys", que viria a ser incluído no álbum ao vivo Arena.
A segunda metade da década de 80 marcou o declínio do grupo. Após a edição de "View To A Kill", tema principal da aventura do agente secreto 007, os Duran Duran fizeram uma pausa. Andy e John Taylor formaram os Power Station com o vocalista Robert Palmer e o ex-baterista dos Chic, Tony Thompson. A banda obteve relativo sucesso com os singles "Some Like It Hot" e "Get It On (Bang a Bong)". Os restantes membros dos Duran Duran, Nick Rhodes, Simon Le Bon e Roger Taylor, formaram o seu próprio grupo, os Arcadia. Deste projeto surgiu o álbum So Red the Rose (1985) e o êxito "Election Day".
O ano de 1986 marcou as saídas de Roger Taylor e de Andy Taylor. Até ao final da década, os Duran Duran, reduzidos a trio, gravaram dois álbuns de originais, Notorius (1987) e Big Thing (1988), e editaram a coletânea Decade (1989). Apesar de temas como "Notorious", "Skin Trade", "All She Wants Is" ou "I Don't Want Your Love", o grupo não mais atingiu a popularidade de outrora.
O início dos anos 90 coincidiu com a entrada do guitarrista norte-americano Warren Cuccurullo, antigo membro dos Missing Persons. Após a edição algo discreta de Liberty (1990), o grupo obteve um êxito surpreendente com o álbum Duran Duran (The Wedding Album), de 1993, do qual fizeram parte os temas "Ordinary World" e "Come Undone". O álbum atingiu mesmo a marca da platina nos EUA. Seguiram-se Thank You (1995), Greatest (1998), Medazzaland (1999) e Poptrash (2000). Estes álbuns parecem ter provado que a fórmula dos Duran Duran se esgotou e não conseguiram revitalizar a banda. Os anos seguintes foram marcados pela edição de alguns concertos ao vivo e compilações, merecendo nota de destaque uma edição da Capitol, de 2003, The Singles: 81 - 85, que reúne os singles de maior sucesso da banda, gravados no momento do seu apogeu comercial. A edição especial incluía 13 discos, num total de 40 faixas, algumas delas autênticas raridades. Uma edição especialmente interessante para os fãs que a banda conseguiu cativar.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Duran Duran na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-28 11:28:10]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais