Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

eletricidade

A eletricidade é um ramo da física que estuda os fenómenos que resultam da existência de partículas com carga elétrica.
Está sujeita à lei da conservação da energia e é uma das formas que esta pode adotar originando vários fenómenos, tais como caloríficos, mecânicos, luminosos, entre outros.
Dependendo do sinal das cargas elétricas, estas desencadeiam forças elétricas de atração e repulsão. Estas forças possuem uma intensidade que é maior que a das forças gravíticas, sendo originadas mediante distribuições adequadas das cargas, o que provoca o aparecimento de campos elétricos.
Esquema simplificado da produção de energia elétrica numa barragem
Esquema simplificado do funcionamento de uma central termoelétrica
O lampião de rua utiliza a eletricidade para produzir luz artificial
O nome eletricidade provém do vocábulo grego elektron que significa âmbar. Tal designação deve-se ao facto de ter sido o filósofo e matemático da Grécia antiga Tales de Mileto, cerca de 600 a. C., que verificou esfregando num pano um corpo de um material designado âmbar que este passava a atrair penas e outros objetos muito leves. Hoje, sabe-se que o âmbar adquire carga elétrica quando friccionado num pano.
Só muito mais tarde, no século XVI, o médico e cientista William Gilbert descobriu que para além do âmbar, também outras substâncias tinham a capacidade de atrair corpos leves quando friccionadas e decidiu designar essa força de atração por eletricidade.
Foi no século XVIII, com a descoberta do para-raios por Benjamim Franklin que o estudo pelos fenómenos elétricos se começou a generalizar.
Em 1800, o físico italiano Alessandro Volta construiu o primeiro gerador de corrente elétrica contínua: a pilha de Volta.
A produção de eletricidade pode apresentar as formas mais diversas: fricção entre dois corpos ou compressão de certos materiais, diferença de temperatura entre dois metais unidos por uma soldadura, por reações químicas (pilhas e acumuladores) ou por indução eletromagnética (dínamos e alternadores).
É nas centrais que se produz a energia elétrica que chega até nossas casas. Esta é transportada por linhas aéreas ou cabos subterrâneos.
Consoante o tipo de fonte de onde provém a energia, assim é designada a central que lhe corresponde.
As duas centrais mais utilizadas em Portugal para produção de eletricidade são as centrais hidroelétricas e as centrais termoelétricas.
Uma central hidroelétrica aproveita a energia das quedas de água (barragens). Assim, quando as comportas de uma barragem abrem, a energia potencial gravítica da água armazenada na albufeira é transformada em energia cinética. Na central, a energia cinética da água é transferida para as pás das turbinas, movendo-as, e estas, por seu lado, acionam os ímanes dos geradores elétricos.
São os geradores que transformam a energia mecânica em energia elétrica que posteriormente é transferida para habitações, indústrias, hospitais, entre outros locais.
Uma central termoelétrica aproveita a energia proveniente da queima dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo) ou gás natural. Quando se procede à queima destes combustíveis liberta-se uma grande quantidade de calor que, ao ser transferido para a água, aquece-a e transforma-a em vapor.
Vai ser este vapor o responsável pelo movimento das turbinas que, por seu lado, acionam os ímanes dos geradores elétricos que vão produzir a eletricidade que chega até nós.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – eletricidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-19 02:58:40]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros