Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Emil Fischer

Químico alemão nascido em 1852, na Prússia, atual Alemanha, e falecido em 1919, em Berlim.
Considerado um dos maiores expoentes da química orgânica e precursor da bioquímica, recebeu o Prémio Nobel da Química em 1902, pelo trabalho que desenvolveu com o açúcar e com a síntese da purina.
Estudou nas Universidades de Bona e Estrasburgo, onde se tornou assistente de Adolf von Baeyer e lecionou nas universidades de Munique, Erlangen, Wursburg e de Berlim. Foi o responsável pela descoberta dos derivados orgânicos da hidrazina, a fenil-hidrazina, e estabeleceu a sua relação com o hidrazobenzeno e ácido sulfónico.
Emil Fischer
Nos estudos sobre a composição de substâncias da purina identificou vários compostos, tais como o ácido úrico, a cafeína e a teobromina. Estabeleceu a estrutura de muitos açúcares e também contribuiu para o conhecimento das proteínas, das enzimas como de outras substâncias químicas. Confirmou ainda o facto das proteínas constituírem longas cadeias de aminoácidos e sintetizou diversos péptidos.
Os seus trabalhos laboratoriais contribuíram em larga escala para o desenvolvimento da indústria químico-farmacêutica, nomeadamente com o veronal, composto orgânico sintetizado por Fischer e que conduziu a uma nova classe de medicamentos, os barbitúricos.
Recebeu vários prémios pelas suas contribuições na área da Química e, após a sua morte, foi instituído um prémio em sua homenagem pela Sociedade de Química da Alemanha, a Medalha Comemorativa de Emil Fischer.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Emil Fischer na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-23 18:37:06]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse