Erich Mendelsohn
Erich Mendelsohn nasceu em 1887, em Allenstein, na Prússia. Entre 1908 e 1910 estudou na Technische Hochschule em Charlottenburg (Berlim), partindo depois para Munique onde frequentou, até 1912, a Technische Universität tendo como professor Theodor Fischer.
Desde os primeiros tempos Mendelsohn afirmou-se como uma figura enigmática, ligando-se ao movimento de Der Blaue Reiter, ao qual estavam também ligados muitos dos seus amigos como Paul Klee, Wassily Kandinsky e Franz Marc, além do poeta Hugo Ball.
Desde 1914 elaborou inúmeros desenhos de arquitetura fantásticos, projetos imaginários em aço e vidro nos quais foi operando gradualmente a desestruturação das referências linguísticas académicas, conquistando um alto grau de síntese e de coerência formal. Destas visões utópicas destacaram-se os desenhos elaborados em 1917, na altura em que prestava serviço militar na frente russa.
Em 1918, com o fim da guerra, Mendelsohn partiu para Berlim onde abriu um atelier próprio. Participou então na fundação do "Novembergruppe" e tornou-se membro do "Arbeistrat für Kunst".
No ano seguinte apresentou os seus desenhos numa galeria de Berlim, de entre os quais constavam algumas ideias para um observatório que anunciavam formalmente o projeto da Torre Einstein, um observatório e o instituto astrofísico, erguido em Potsdam entre 1920 e 1921. Contribuindo fortemente para a popularidade de Mendelsohn, este edifício, uma das obras seminais do modernismo, filiava-se na corrente expressionista, visível na visão dinâmica do organismo arquitetónico e no recurso a soluções antiperspécticas, insufladas de energia e de movimento.
Durante a década de vinte, Mendelsohn recebeu inúmeras encomendas, de entre as quais se destacaram algumas fábricas e grandes lojas, construídas para Gustav Hermann, Rudolf Lachmann-Mosse e Salman Schocken.
Em 1921 trabalhava no novo edifício da firma Steinberg, Salman & Co, em Luckenwalden e colaborava com o arquiteto Richard Neutra e o escultor Rudolf Henning na transformação da sede da editora Rudolf Mosse. Entre 1921 e 1923 desenvolveu os planos para a fábrica de chapéus Steinberg-Herrmann em Luckenwalde e para a alteração da fábrica de têxteis Meyer-Kaufmann em Wüstegiersdorf (1923). Mais tarde projetou as famosas lojas Cohen-Epstein, em Duisburg (1926-1927) e Schoken, em Estugarda (construída entre 1926 e 1928 e demolida em 1960). Todos estes edifícios caracterizavam-se para dinâmica da composição volumétrica e pelas formas de matriz aerodinâmicos, com fachadas moduladas por faixas e aberturas de desenvolvimento horizontal e superfícies curvas.
Um conjunto de viagens que realizou nesta altura permitiu-lhe alargar bastante as referências arquitetónicas. Nos Estados Unidos da América conheceu o arquiteto Frank Lloyd Wright, tendo também tomado contacto com a arquitetura construtivista da União Soviética.
A obra-prima deste período é o conjunto de edifícios de habitação, comércio e cinema que constituem o Wohnhausgrundstücksverwertungs-AG, erguido em Berlim de 1927 a 1931.
Juntamente com o arquiteto Serge Chemayeff elaborou um conjunto de projetos de entre os quais o sanatório De La Warr, em Bexill-on-Sea (1934-1935), Inglaterra, país para onde tinha emigrado em 1933. Mais tarde abriu um atelier na Palestina, sendo responsável por inúmeras construções neste território, como o Hospital de Harifa (1937-1938) e a Universidade Hebraica de Jerusalém (1937-1939).
Mendelsohn instalou-se nos Estados Unidos da América em 1941, passando os últimos anos de vida em São Francisco, projetando um conjunto de sinagogas para a comunidade judaica. Este período fecha o percurso criativo de Mendelsohn que, iniciando na linha de um expressionismo fantástico, alinhará mais tarde pela linguagem orgânica bebida de Frank Lloyd Wright que marcou a sua fase inglesa. Mais tarde, entre Jerusalém e São Francisco, retoma a raiz expressionista, influenciada pela próspera sociedade do consumo onde se movia.
Erich Mendelsohn morreu em São Francisco em 1953.
Desde os primeiros tempos Mendelsohn afirmou-se como uma figura enigmática, ligando-se ao movimento de Der Blaue Reiter, ao qual estavam também ligados muitos dos seus amigos como Paul Klee, Wassily Kandinsky e Franz Marc, além do poeta Hugo Ball.
Desde 1914 elaborou inúmeros desenhos de arquitetura fantásticos, projetos imaginários em aço e vidro nos quais foi operando gradualmente a desestruturação das referências linguísticas académicas, conquistando um alto grau de síntese e de coerência formal. Destas visões utópicas destacaram-se os desenhos elaborados em 1917, na altura em que prestava serviço militar na frente russa.
No ano seguinte apresentou os seus desenhos numa galeria de Berlim, de entre os quais constavam algumas ideias para um observatório que anunciavam formalmente o projeto da Torre Einstein, um observatório e o instituto astrofísico, erguido em Potsdam entre 1920 e 1921. Contribuindo fortemente para a popularidade de Mendelsohn, este edifício, uma das obras seminais do modernismo, filiava-se na corrente expressionista, visível na visão dinâmica do organismo arquitetónico e no recurso a soluções antiperspécticas, insufladas de energia e de movimento.
Durante a década de vinte, Mendelsohn recebeu inúmeras encomendas, de entre as quais se destacaram algumas fábricas e grandes lojas, construídas para Gustav Hermann, Rudolf Lachmann-Mosse e Salman Schocken.
Em 1921 trabalhava no novo edifício da firma Steinberg, Salman & Co, em Luckenwalden e colaborava com o arquiteto Richard Neutra e o escultor Rudolf Henning na transformação da sede da editora Rudolf Mosse. Entre 1921 e 1923 desenvolveu os planos para a fábrica de chapéus Steinberg-Herrmann em Luckenwalde e para a alteração da fábrica de têxteis Meyer-Kaufmann em Wüstegiersdorf (1923). Mais tarde projetou as famosas lojas Cohen-Epstein, em Duisburg (1926-1927) e Schoken, em Estugarda (construída entre 1926 e 1928 e demolida em 1960). Todos estes edifícios caracterizavam-se para dinâmica da composição volumétrica e pelas formas de matriz aerodinâmicos, com fachadas moduladas por faixas e aberturas de desenvolvimento horizontal e superfícies curvas.
Um conjunto de viagens que realizou nesta altura permitiu-lhe alargar bastante as referências arquitetónicas. Nos Estados Unidos da América conheceu o arquiteto Frank Lloyd Wright, tendo também tomado contacto com a arquitetura construtivista da União Soviética.
A obra-prima deste período é o conjunto de edifícios de habitação, comércio e cinema que constituem o Wohnhausgrundstücksverwertungs-AG, erguido em Berlim de 1927 a 1931.
Juntamente com o arquiteto Serge Chemayeff elaborou um conjunto de projetos de entre os quais o sanatório De La Warr, em Bexill-on-Sea (1934-1935), Inglaterra, país para onde tinha emigrado em 1933. Mais tarde abriu um atelier na Palestina, sendo responsável por inúmeras construções neste território, como o Hospital de Harifa (1937-1938) e a Universidade Hebraica de Jerusalém (1937-1939).
Mendelsohn instalou-se nos Estados Unidos da América em 1941, passando os últimos anos de vida em São Francisco, projetando um conjunto de sinagogas para a comunidade judaica. Este período fecha o percurso criativo de Mendelsohn que, iniciando na linha de um expressionismo fantástico, alinhará mais tarde pela linguagem orgânica bebida de Frank Lloyd Wright que marcou a sua fase inglesa. Mais tarde, entre Jerusalém e São Francisco, retoma a raiz expressionista, influenciada pela próspera sociedade do consumo onde se movia.
Erich Mendelsohn morreu em São Francisco em 1953.
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Como referenciar
Porto Editora – Erich Mendelsohn na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-26 10:13:59]. Disponível em
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