< voltar
1 min
escola ativa
Este termo foi criado pelo pedagogo H. Marion, que, desde 1888, utilizou o método ativo. Este método emprega uma mobilização permanente do interesse e motivação dos alunos, graças à utilização de técnicas pedagógicas que os incentivam. Desde a exercer a sua inteligência verbal, a participar ativamente na elaboração dos objetos frutos do seu saber, a experimentar a realidade das coisas. A aprendizagem é muito prática, e as crianças aprendem fazendo e não de uma forma abstrata.
A escola ativa pretendeu ir mais longe do que a utilização do método ativo, isto porque existe um reconhecimento do aluno como interveniente nas suas próprias aprendizagens e não como agente passivo.
A escola ativa baseia-se numa metodologia ativa e participativa, onde se praticam os métodos naturais. Preconiza que fazer e até construir é mais formador do que simplesmente ouvir, redigir ou dialogar. Existe um projeto de formação integral da pessoa e pratica igualmente uma socialização cooperativa e de espírito crítico e de ajuda. Os alunos são autónomos, organizados, interativos e com responsabilidades no seio coletivo.
A atenção é individualizada, o que potencia por um lado um desenvolvimento de hábitos adequados de trabalho e por outro uma capacidade de organização e avaliação do seu próprio trabalho.
A escola ativa pretendeu ir mais longe do que a utilização do método ativo, isto porque existe um reconhecimento do aluno como interveniente nas suas próprias aprendizagens e não como agente passivo.
A escola ativa baseia-se numa metodologia ativa e participativa, onde se praticam os métodos naturais. Preconiza que fazer e até construir é mais formador do que simplesmente ouvir, redigir ou dialogar. Existe um projeto de formação integral da pessoa e pratica igualmente uma socialização cooperativa e de espírito crítico e de ajuda. Os alunos são autónomos, organizados, interativos e com responsabilidades no seio coletivo.
A atenção é individualizada, o que potencia por um lado um desenvolvimento de hábitos adequados de trabalho e por outro uma capacidade de organização e avaliação do seu próprio trabalho.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – escola ativa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-12 09:46:29]. Disponível em
Artigos
-
cavaleiro (simbologia)O cavaleiro é um símbolo de triunfo, poder e glória e, por essa razão, é a forma escolhida para repr...
-
cavalo (simbologia)Desde tempos muito remotos que a simbologia do cavalo está associada à passagem e ao transporte da a...
-
caverna (simbologia)A caverna, também chamada de gruta, é um símbolo universal de origem, nascimento e de iniciação atra...
-
complementaridade das ciências sociaisEmbora privilegiando uma determinada instância da vida social, as diversas ciências sociais (sociolo...
-
ciências sociaisConjunto de disciplinas que estudam o Homem através das suas relações com a sociedade e com a cultur...
ver+