Momentos WOOK
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

espaço público

O conceito de espaço público, próprio do discurso filosófico da modernidade, tornou-se um conceito operatório da investigação sociológica, assumindo, contudo, várias utilizações nem sempre suficientemente claras. O público é, antes do mais, o que é comum, portanto o oposto do privado, oposição esta que remonta à cidade grega. A noção de espaço público assume, contudo, outras aceções.
1. Uma primeira aceção liga público a visível, remetendo para o modelo histórico da esfera pública representativa. O espaço público respeita aos lugares públicos em que, segundo o modelo teatral, os atores representam o seu papel de homens públicos, segundo as convenções que orientam a vida em público ou as relações públicas (Goffman, 1973; Sennett, 1979). Nesta aceção, a noção de espaço público aproxima-se da noção de cena pública, entendida como cena de visibilidade em que as coisas aparecem (o que está de acordo com o carácter fenomenal do espaço público de Hannah Arendt). Nesta conceção cénica e dramatúrgica, a utilização do conceito respeita sobretudo ao estudo socioantropológico da vida pública e das relações em público.
2. Com as Luzes e especificamente com Kant, a noção de vida pública passa a associar-se à noção de publicidade e de uso público da razão. Esta aceção liga público a tornar público. O princípio da publicidade, formulado por Kant, remete para o uso livre e público da razão, consistindo em tornar públicas as suas opiniões, submetendo-as à apreciação do juízo tanto estético como político, ou seja, à prova do exame público da razão.
A emergência do público como instância superior do juízo está na origem da noção de opinião pública: "opinião verdadeira - como diz Habermas - regenerada pela discussão crítica na esfera pública". O princípio da publicidade, que veio opor-se à prática de segredo de Estado absoluto e que é um princípio normativo, é assim - juntamente com a opinião pública - o princípio do espaço público moderno. A partir da segunda metade do século XX, Habermas reconhece duas formas de publicidade em concorrência no espaço público: a publicidade crítica (que remete para o modelo do princípio da publicidade) e a publicidade que se veio a impor, sobretudo através dos meios de comunicação de massa, "de demonstração e de manipulação" (1986).
Habermas considera que o espaço público designa o lugar de formação das opiniões e das vontades políticas, que garante a legitimidade do poder. É o lugar do debate e do uso público da razão argumentativa, onde são discutidas as questões práticas e políticas. Esta aceção remete para o modelo normativo da esfera pública liberal burguesa. O espaço público é, assim, um espaço de discussão e, simultaneamente, um conceito normativo, cujos domínios de utilização são:
a) a teoria da democracia (o espaço público é o quadro no qual se discutem as questões prático-morais e políticas, e no qual se formam a opinião e a vontade coletivas);
b) a análise político-administrativa e a teoria do Estado social (o espaço público é a instância mediadora entre a sociedade civil e o Estado, entre os cidadãos e o poder político-administrativo);
c) os meios de comunicação social (o espaço público é o lugar de uma comunicação democrática).
3. Étienne Tassin liga esta dimensão da formação da opinião e do juízo à dimensão de visibilidade do espaço público (numa espécie de combinação das duas aceções anteriores). Tassin, como Hannah Arendt, considera o domínio público como espaço de visibilidade e o lugar de formação do juízo (o público é menos o estar-em-comum da comunidade, do que um espaço de visibilidade e o lugar de formação do juízo; é a dimensão do visível da polis). "O espaço público não está do lado das convicções, está do lado do que se apresenta à pluralidade dos juízos públicos. A polis exige um espaço público e a instituição do cidadão como juiz, como ela exige uma cena pública e a instituição do cidadão como ator. Do mesmo modo, a visibilidade é o único critério da ação política". Por isso, no domínio político, o critério é a avaliação e o julgamento das ações, e a ação política é aquela que é visível e se liga a princípios (a virtude, a liberdade, a igualdade, a honra, a solidariedade, etc.). Isto prova que a dimensão cénica da vida social é indissociável de uma receção por parte de um público, ou seja, do julgamento do público.
Se compararmos a conceção do espaço público de Habermas com a de Tassin, para Habermas trata-se sobretudo do uso crítico de uma racionalidade comunicativa tendo em vista uma intercompreensão, enquanto Tassin privilegia a fenomenalidade do aparecer e a visibilidade da cena pública.
4. Hoje podemos falar numa multiplicidade de espaços públicos, que institucionalizam os processos de formação das opiniões. As tecnologias da comunicação - a imprensa, a rádio, a televisão, a internet - difundem diferentes discursos em diversos contextos e ajudam à criação de uma rede diferenciada de espaços públicos locais e inter-regionais, literários, científicos e políticos, internos aos partidos ou às associações, mediáticos ou subculturais. Estes espaços públicos plurais e inacabados (como considera Habermas, 1992), e de fronteiras permeáveis, cruzam-se entre si e remetem para um espaço público global. Estamos, pois, perante um modelo pluralista, a ter em conta numa teoria da democracia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – espaço público na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-28 07:36:45]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais