Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Etiópia

Geografia
País da África Oriental. Anteriormente designado como Abissínia, situa-se no Corno de África e possui uma área de 1 104 300 km2. Faz fronteira com a Eritreia, a norte, o Jibuti, a nordeste, a Somália, a leste, o Quénia, a sul, e o Sudão, a oeste. As cidades mais importantes são Addis-Abeba, a capital, com uma população de 4 794 000 habitantes (2020), Dire Dawa, Nazret, Gonder e Harar.
 

Clima

Bandeira da Etiópia
O clima é tropical de altitude no planalto e nas montanhas, mas quente e seco nas terras baixas.
 

Economia
A Etiópia é um dos países mais pobres do Mundo. Embora algumas áreas recebam precipitação com relativa abundância e frequência, outras são periodicamente afetadas por grandes secas. As secas são responsáveis por graves problemas alimentares que atingem o país, cuja população tem recebido, por isso, a Ajuda Internacional Alimentar de Emergência. Contudo, as grandes extensões de terreno montanhoso dificultam o transporte de alimentos para as áreas mais severamente atingidas.

A economia do país baseia-se na agricultura. As culturas existentes são o milho, a cana-de-açúcar, o sorgo, a cevada, o trigo, a batata, o inhame, o café e o algodão. A indústria extrativa abrange o cimento, o sal, a pedra de cal, o ouro e a platina. É possível que existam riquezas minerais por descobrir, incluindo petróleo, mas atualmente o emprego fora da área agrícola resume-se a um pequeno setor de materiais de construção, calçado, pneus, produtos alimentares e têxteis. Os principais parceiros comerciais da Etiópia são a China, o Sudão, a Suiça e a Arábia Saudita (2017). 

População
A população é de 108 113 150 habitantes (estimativa de 2020). As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 31.6‰ e de 5,9‰, e a esperança média de vida é de 67,05 anos (2020).

A língua oficial é o amárico, mas grande parte da população fala as línguas tribais. Os maiores grupos etnolinguísticos são os Oromos e os Amhara seguindo-se-lhes o Tigrignas, o Guragué, o Ometo, o Sidamo, o Tigréen, o Afar e o Somali. As religiões com maior expressão são a ortodoxa etíope (43.8%), a muçulmana (31.3%) e a protestante (22.8%).

A fome na Etiópia não é invulgar, mas na década de 1980 deu-se a pior crise de sempre. A seca atingiu diferentes zonas em anos diferentes. Muitas economias locais foram destruídas com a perda das colheitas e com a morte do gado. Além disso, a guerra afetou a produção de alimentos, ao retirar os homens das suas terras, e também prejudicou as operações de auxílio.

Em meados de 1985, meio milhão de etíopes refugiaram-se no Sudão. Mais de 250 000 pessoas morreram, muitas delas crianças. Gerou-se então uma vasta operação internacional de auxílio.

História
Em meados dos anos 80, a par da fome, surgiu um outro problema. A Eritreia, na altura sob o domínio da Etiópia, quis a independência. O país lançou-se numa longa guerra civil, com conflitos de guerrilha em diversas zonas.

O Governo militar etíope dedicou um grande esforço financeiro aos combates, o que piorou ainda mais a situação crítica das populações. A Eritreia veio a tornar-se independente em 1993.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Etiópia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-03 09:37:10]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais