Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

evolução das estrelas

Pode considerar-se que o início da vida de uma estrela coincide com o momento em que se torna visível a protoestrela, através do halo luminoso que a rodeia. O seu aspeto nesta fase e a sua posterior evolução dependem da sua massa.
Na evolução podemos considerar as seguintes fases:
1. Sequência principal: combustão do hidrogénio. Quando se inicia a fusão do hidrogénio para formar hélio, começa a fase mais longa da sua vida e enquanto dura a "combustão" do hidrogénio a estrela não experimenta grandes modificações. Se a massa da estrela é do tipo médio, como o Sol, esta etapa pode durar uns cinco mil milhões de anos. Se for muito grande, o ritmo de combustão será mais rápido e pode durar menos de 100 milhões de anos.
As estrelas, astros com luz própria, sempre foram objeto de inspiração e muita curiosidade
O Sol, figura central do sistema solar, é a estrela mais próxima da Terra
A transformação do hidrogénio pode fazer-se segundo dois tipos de reações: a cadeia protão-protão, que começa no hidrogénio e termina em hélio, ou o ciclo C-N-O que, iniciando-se no hidrogénio, produz núcleos de carbono, nitrogénio (azoto) e oxigénio, como estados intermédios antes da transformação em hélio. O primeiro sistema ocorre nas estrelas do tipo solar e o segundo nas estrelas maiores.
2. Combustão do hélio: gigantes vermelhas. À medida que se vai consumindo o hidrogénio no centro da estrela, vai diminuindo a sua concentração e aumenta a concentração de hélio. Quando a percentagem de hélio atinge os doze por cento da massa estelar, começam a diminuir as reações termonucleares. A estrela contrai-se e o núcleo aquece, prosseguindo a combustão do hidrogénio na camada envolvente. Esta camada envolvente dilata-se, arrefecendo. O raio do astro aumenta e a sua luz torna-se avermelhada. A estrela evolui para gigante vermelha.
Se a estrela é de grandeza média, dilata-se extraordinariamente, aumentando, por conseguinte, a sua luminosidade e a luz avermelhará. As estrelas muito densas, que na sequência principal são gigantes azuis, tornam-se também gigantes vermelhas sem alteração na luminosidade. As estrelas gigantes vermelhas conhecidas podem ser enormes. É o caso de Antares e Betelgeuse que são, respetivamente, 300 e 400 vezes maiores que o Sol, e são supergigantes vermelhas. E-Aurigae é a maior supergigante conhecida, com um diâmetro 2000 vezes maior que o do Sol.
O núcleo, onde já não ocorrem reações termonucleares, continua a contrair-se, até alcançar os 100 milhões de graus. Nesta altura o hélio do núcleo, que até então permanecia inerte, como se fosse "cinza" de hidrogénio, torna-se combustível, originando novas reações nucleares de fusão, para se transformar em elementos mais densos, como o oxigénio, o carbono e o néon.
3. Etapas posteriores. A partir deste momento, a estrela pode seguir, duas evoluções possíveis, segundo a sua massa:
Se a estrela tem uma massa inferior a 1,4 vezes a massa solar, transformar-se-á numa estrela anã branca.
Se a massa da estrela é muito grande, o seu final é mais espetacular, pois explode violentamente expulsando a maioria dos seus materiais e ficando com um núcleo muito denso, denominado estrela de neutrões, ou outro ainda mais denso, que conduzirá a um buraco negro.
Durante a explosão a estrela origina uma nova ou supernova.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – evolução das estrelas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 01:06:12]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros