Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Expansão Sikh

Os Sikhs são um grupo étnico ariano do Norte da Índia, célebre pelo seu espírito guerreiro e, teoricamente, sem regime de castas.
Com vista à reconciliação entre hindus e muçulmanos do Pundjab, Nãnak Dev (1469-1539) começou a divulgar, em 1499, uma religião monoteísta e a reunir uma comunidade de discípulos (Sikhs), que conta hoje com muitos milhões de adeptos. Segundo esta religião, Deus é o Mestre verdadeiro (Sad-guru), e todos os homens são chamados a formar uma fraternidade que suprima a diferença de castas e as rivalidades e conflitos religiosos. Os sucessores de Nãnak, também chamados Gurus, estabeleceram definitivamente a comunidade sikh.
Em 1699, para resistir à perseguição religiosa dos muçulmanos, os sikhs transformaram-se numa teocracia militar.
Guru Nanak, o fundador dos Sikhs
Após a unificação num único reino operada por Ranjit Singh (1797-1839), o império sikh atingiu a sua grande expansão, distribuindo-se desde o Pundjabe até ao Indo, às regiões fronteiriças afegãs e a Caxemira. Em 1846, apesar da grande resistência à Índia britânica, os Siks tiveram que abrir mão de Caxemira e de outros territórios, vendo-se, além disso, obrigados a reduzir as suas unidades militares.
Em 1947, a inimizade entre Sikhs e Muçulmanos leva a um confronto sangrento que se traduziu na separação do Paquistão e da Índia. Esta região continua a ser palco de lutas entre estas duas comunidades religiosas, já que o Paquistão reclama a região de Caxemira.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Expansão Sikh na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-02 20:36:38]. Disponível em
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Expansão Sikh na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-02 20:36:39]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río