Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

< voltar
< 1 min

Fátima Lopes

Estilista portuguesa, nascida a 8 de março de 1965, na cidade do Funchal, na Madeira. A partir dos 13 anos, começou a desenhar e a fazer as próprias roupas, porque não havia costureiras no Funchal que seguissem as suas sugestões. Mudou-se, aos 24 anos, para Lisboa, onde abriu, em 1990, um atelier de alta-costura e uma loja de roupa chamada Versus, para vender roupa adquirida no estrangeiro.
De modo a inspirar-se para as suas criações, ia frequentemente a Paris ver o que por lá se fazia em termos de moda. No entanto, em 1992, Fátima Lopes decidiu criar a sua própria marca após uma visita à capital francesa, onde ficou bastante desiludida com as coleções que viu. Assim, ao mesmo tempo que fundou a sua casa de moda, abriu uma loja na Avenida de Roma, em Lisboa. O sucesso que conheceu com as suas roupas levou a que as suas coleções fossem vendidas em mercados tão diversos e distantes como Japão, Hong Kong, Estados Unidos da América, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Guadalupe (mar das Caraíbas), Líbano, Porto Rico, Holanda e, ainda, no Leste Europeu.
A capital portuguesa, naturalmente, foi o palco preferido para apresentar as suas primeiras coleções, em espaços originais como o Convento do Beato, a Fábrica do Tabaco e o Museu da Eletricidade. Fátima Lopes marca presença, desde 1994, nas feiras de pronto-a-vestir em Paris, que decorrem no espaço Groupe des Halles.
Em 1995, participou pela primeira vez no Portugal Fashion, certame que tem sido convidada a abrilhantar uma vez por ano, e ainda, no mês de outubro, na feira Créateurs de Mode, no Carroussel du Louvre, em Paris, onde exibiu a sua coleção primavera/verão 96. A presença de Fátima Lopes em Paris tornou-se constante desde que inaugurou, a 17 de março de 1996, a sua primeira loja na capital francesa, na Rua de Grenelle.
O ano de 1996 ficou marcado pelo lançamento de linhas de calçado de homem e senhora, o ano seguinte pela criação de lingerie para senhora e roupa interior para homem e 1998 pelo lançamento da linha de marroquinaria. Neste último ano, abriu no Bairro Alto, em Lisboa, o Espaço Fátima Lopes, que junta no mesmo edifício uma boutique, o Bar-FL Café, a agência e escola de manequins Face, o estúdio de criação e o atelier.
Desde janeiro de 1999, integra o espaço Atmosphére du Prêt-a-Porter em Paris. Nesse ano, em março, realizou o seu primeiro desfile de moda em Paris, com a apresentação da coleção inaugural do ano 2000, chamada Wellcome to the New Millenium (Bem-vindos ao Novo Milénio).
Em outubro de 1999, tornou-se a primeira estilista portuguesa a estar presente no Calendário Internacional de Moda em Paris, onde apresentou a coleção primavera/verão 2000. A apresentação em Paris, em finais de 2000, da coleção primavera/verão 2001, mais virada para a alta-costura, marcou definitivamente a carreira de Fátima Lopes. Para além de ter combinado peças de pronto-a-vestir com a alta-costura, para dar a volta às dificuldades económicas ou ao simples preconceito das clientes, reservou uma grande surpresa para o final do desfile. A própria Fátima Lopes desfilou na passerelle vestindo uma criação sua, um vistoso biquíni, todo feito em ouro e diamantes. O biquíni está avaliado em 1 097 355,40 de euros e é o mais valioso do Mundo. Uma empresa belga de diamantes gostou da ideia e colocou-se à disposição da estilista para fazer qualquer peça de roupa que ela desenhasse.
Em 2002, Fátima Lopes apresentou uma coleção de peças de alta-joalharia com 40 modelos de joias em ouro e diamantes todos patenteados. Ainda neste ano, e em Paris, a estilista apresentou um espetáculo luxuoso intitulado Pin Up Revues onde recriou no seu desfile algumas divas de Hollywood. Nesta apresentação, e um ano depois do desfile com o biquíni de diamantes, Fátima Lopes brindou o público com uma joia de cabelo em platina com 110 diamantes que a apresentadora do espetáculo exibiu.
Um ano depois, pela primeira vez, Fátima Lopes aceitou o convite da Direção Regional de Turismo da Madeira para criar um traje de carnaval.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Fátima Lopes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-27 16:11:25]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais