Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Ferdinand, Visconde de Lesseps

Diplomata francês, nascido em 1805, natural de Versalhes, seguiu a carreira de diplomata onde se distinguiu no desempenho de várias missões ao serviço da França. No Egito, para onde fora transferido, Lesseps veio a desenvolver um projeto, de sua autoria, para a construção do canal de Suez, pelo qual ficou célebre.
As obras de edificação da canal foram iniciadas em 1860, contudo foram retardadas devido à oposição dos ingleses, que mudaram a inauguração para o ano de 1869.
O segundo projeto em que se envolveu foi a construção do canal do Panamá, mas as expectativas que entretanto criara saíram goradas com a falência da empresa promotora deste evento. Passados oito anos Lesseps viu-se obrigado a dissolver a companhia de construção à qual tinham sido entregues as obras. Em resultado destes malogrados acontecimentos foi condenado a cumprir uma pena de prisão por um período de cinco anos, juntamente com o seu filho Charles, acrescida do pagamento de uma multa.
Faleceu em 1894.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ferdinand, Visconde de Lesseps na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-06 22:03:32]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov