Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Ferreira do Zêzere

Aspetos Geográficos
O concelho de Ferreira do Zêzere, do distrito de Santarém, localiza-se na região do Oeste (NUT II) e no Médio Tejo (NUT III). Atravessado pelo rio Zêzere, é limitado a norte pelo concelho de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã (distrito de Castelo Branco), a noroeste por Alvaiázere (distrito de Leiria), a oeste por Ourém, a este pelo concelho de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), a sudeste por Abrantes e a sul por Tomar. A poucos quilómetros a sudoeste do concelho encontram-se as serras de Aire e Candeeiros.
No total, abrange uma área de cerca de 190,5 km2 e é constituído por nove freguesias: Águas Belas, Areias, Beco, Chãos, Dornes, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral, Paio Mendes e Pias.
Brasão do concelho de Ferreira do Zêzere
Em 2005, o concelho apresentava 9368 habitantes.
O natural ou habitante de Ferreira do Zêzere denomina-se ferreirense.
História e Monumentos
O concelho data de 1517, altura em que os seus habitantes se negaram a prestar juramento a Vila de Rei. Tal facto provocou distúrbios entre ambas as povoações, levando o rei D. Miguel I a elevar Ferreira do Zêzere a concelho.
Existem vários locais e monumentos a serem visitados, nomeadamente o Casario Branco sobre a Albufeira de Castelo de Bode; a Torre Pentagonal que remonta à época romana; a Igreja Matriz de Dornes, de origem medieval e que ostenta a imagem de N. Sra. do Pranto e das Dores; a Igreja Matriz de Águas Belas, para os amantes de arte; as igrejas de Areias, Beco, Paio Mendes e Pias, entre muitas outras, todas decoradas com talhas douradas, azulejos do século XVII, etc.
Tradições, Lendas e Curiosidades
As feiras são maioritariamente semanais e realizam-se no Mercado de Ferreira do Zêzere com a venda de vestuário às segundas-feiras e de produtos alimentares às segundas e sábados.
Existem várias festas no concelho: a festa anual de S. Brás a 3 de fevereiro; a festa anual de 13 de junho; a festa anual Sto. António a 17 de julho; no Beco, a festa do Beco a 19 de julho; a festa anual do Queijo na quinta-feira de Ascensão e domingo de Pascoela; em Areias, a festa anual de S. Miguel, nos dias 28 e 29 de setembro; e, a mais famosa, a romaria de N. Sra. do Pranto, em Dornes, no domingo de Pentecostes.
O feriado municipal é a 13 de junho.
A nível de artesanato são realizados trabalhos em barro, verga e vime, mantas de trapos e de lã, colchas e toalhas tecidas em teares manuais e peças em madeira.
Economia
Apesar da progressiva perda de importância do setor primário relacionada com a produção de cereais para grão, batata e leguminosas, árvores de fruto - cerejeiras e macieiras - e oliveira, a maior parte do território é ocupado por floresta, nomeadamente pinheiro manso e eucalipto (8500 ha), que revela um importante peso económico no concelho. A agricultura, que ocupa uma área de 7137 hectares e tem um carácter essencialmente tradicional e de subsistência, serve de complemento ao setor secundário, na medida em que lhe fornece as matérias-primas para as atividades agropecuárias e florestais. Quanto ao setor pecuário, é de realçar a produção de porco e aves.
As principais indústrias são as de transformação de madeira, carnes, rações, cerâmicas e cimenteiras.
O setor terciário está relacionado com o turismo e hotelaria. Por exemplo, as explorações da albufeira de Castelo de Bode e do Lago Azul têm demonstrado as grandes potencialidades turísticas do concelho (contacto com a Natureza, lazer e desportos náuticos).
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ferreira do Zêzere na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-28 03:55:16]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais