Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

fosforilação oxidativa

Considerada no sentido lato, a fosforilação consiste na transferência de um grupo fosfato para um composto orgânico. Apresenta sempre um significado metabólico importante. Por exemplo, a fosforilação de açúcares e ácidos orgânicos desempenha um papel fundamental em todas as células vivas. Os produtos resultantes como, por exemplo, os ésteres fosfóricos de açúcares e de ácidos orgânicos, são metabolitos intermediários a diversas vias e ciclos metabólicos, como é o caso da glicólise.
A fosforilação oxidativa, também conhecida por fosforilação da cadeia respiratória, é um processo de síntese do ATP a partir do ADP e do fosfato inorgânico, decorrente da transferência de eletrões do NADH e do FADH2 para o oxigénio molecular. A fosforilação oxidativa está ligada à cadeia respiratória de transporte de eletrões. É a principal fonte de ATP nos organismos heterotróficos em condições aeróbicas. Nestas condições formam-se 36 ou 39 moléculas de ATP pela oxidação completa de uma molécula de glicose em dióxido de carbono e água.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – fosforilação oxidativa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-07 01:57:40]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov