Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Francisco I de Lorena e Áustria

Monarca austríaco nascido a 8 de dezembro de 1708, em Lunéville, e falecido a 18 de agosto de 1765, em Innsbruck. Francisco I da Áustria era filho de Leopoldo, duque de Lorena e Bar, e de Isabel Carlota de Orleães. Em 1722 foi duque de Teschen (Boémia), herdou os ducados paternos (1724), e foi vice-rei da Hungria em 1732.
Contraiu matrimónio com a arquiduquesa Maria Teresa, filha e herdeira do imperador de Carlos VI, que lhe viria a dar o comando supremo na guerra contra os turcos, onde não foi bem sucedido. Com a morte do sogro, ascendeu, juntamente com a sua mulher, à classe de corregente dos Estados hereditários da Áustria (1740), mas não teve ação marcante na defesa da sua nação. Ficou conhecido, como soberano da Áustria, por Francisco I, mas quem governava com efeito era a rainha Maria Teresa I.
A 13 de setembro de 1745, Francisco I foi nomeado imperador (co-imperador) do Sacro-Império Romano-Germânico e coroado a 4 de outubro de 1747 em Frankfurt.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Francisco I de Lorena e Áustria na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-06 21:29:00]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov