Momentos WOOK
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Francisco Sanches

Médico, filósofo e professor universitário português, nasceu em 1551, na diocese de Braga e foi batizado na Igreja de S. João do Souto. Quanto ao local do seu nascimento, existem três hipóteses: Braga, Tui ou Valença do Minho, mas a segunda hipótese é, de todas, a mais viável. Francisco Sanches, na sua matrícula da Universidade de Montpellier, declara ter nascido em Tui - natus in civitate tudensi.
Durante toda a sua infância viveu em Braga, na Rua do Souto. Descendia de uma família bem relacionada e economicamente desafogada. Desde muito cedo apresentou grande tendência para a crítica, que utilizava para combater o abuso do dialetismo. Frequentou o colégio bracarense de S. Paulo (dirigido pelos Jesuítas) e foi aqui que tomou contacto com as primeiras fontes de conhecimento do homem e do mundo. Aos 14 anos de idade abandonou a cidade, partindo com o seu pai (médico com primas notae) para França.
Mais tarde, em 1569, viajou para Itália, onde viveu alguns anos e se formou em Filosofia e Medicina. Quando regressou a França, não demorou muito tempo a receber todos os graus académicos, na Faculdade de Medicina de Montpellier (1573-74).
Francisco Sanches, médico e professor universitário português
Entrou finalmente num concurso, nessa universidade do Languedoc, para professor catedrático, mas acabou por ser excluído. Depois de ter tomado conhecimento da situação, mudou-se para Toulouse, onde viveu até aos 50 anos. Foi nesta cidade que constituiu família. Dirigiu também a cadeira de Filosofia na Faculdade de Artes, e foi depois catedrático na Faculdade de Medicina.
Enquanto filosofo, foi um grande precursor da crítica gnoseológica cartesiana e do experimentalismo. Escreveu algumas obras literárias das quais se faz salientar a obra Quod nihil scitur, um tratado filosófico, manifesto contra a pretensão de uma ciência feita, que influenciou Bacon e Descartes e, de maneira direta ou indireta, algumas tendências da Filosofia moderna. Foi ainda um grande impulsionador da dúvida cartesiana. A sua preferência pelo método experimental e pela observação está evidente no seu livro Opera médica (1636).
Morreu em Toulouse em 1623.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Francisco Sanches na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-29 17:01:22]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse