Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Gavião

Aspetos Geográficos
O concelho de Gavião, do distrito de Portalegre, localiza-se na Região Centro (NUT II) e no Médio Tejo (NUT III). Ocupa uma área de 294,7 km2 e abrange cinco freguesias: Atalaia, Belver, Comenda, Gavião e Margem.
O concelho encontra-se limitado a norte por Mação (distrito de Santarém), a sul pelo concelho do Crato e Ponte de Sor e a nordeste por Nisa, a oeste por Abrantes e Mação (distrito de Santarém).
Vista parcial da vila de Gavião
Vista geral do Castelo de Belver, concelho de Gavião
Brasão do concelho de Gavião
Pormenor do Castelo de Belver, concelho de Gavião
Coreto e igreja no centro de Gavião
O concelho apresentava, em 2005, um total de 4533 habitantes.
O natural ou habitante de Gavião denomina-se gavionense.
Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca, bem acentuada no verão, com precipitação irregular.
O edificado estende-se no alto de um monte, perto da margem esquerda do rio Tejo. O relevo é pouco acidentado, não passando as elevações acima dos 300 m: Abitureira (239 m), Carregal Cimeiro (242 m), Barranco (278 m) e Atalaia (300 m).
Como recursos hídricos, possui o rio Tejo, o ribeiro da Margem, o ribeiro de Longo Mel, o ribeiro das Solgueiras e o ribeiro da Verde.
História e Monumentos
As terras deste concelho eram já povoadas na época dos Romanos, devido à fertilidade das suas terras e à sua situação numa extensa campina. Desse período restam ainda alguns elementos arqueológicos.
O seu povoamento contudo deu-se por volta do século XII, quando o território estava incluído no termo de Guidintesta. Na época, seria uma vasta região compreendida entre os rios Tejo e Zêzere. Foi então doada por D. Sancho I à ordem dos freires-cavaleiros de S. João do Hospital, com o objetivo de defender o território dos ataques muçulmanos.
Nestas terras terá existido a antiga cidade de Fraginum ou Fraxinum, embora não haja consenso relativamente a esta questão e alguns autores afirmem ter sido Fraginum a vila de Alpalhão, no concelho de Nisa.
No reinado de D. Manuel I, a 23 de novembro de 1519, foi-lhe concedido foral.
A nível do património monumental, destaca-se o Castelo de Belver, construído em 1194. Belver foi vila e sede do concelho até 1836. O castelo roqueiro domina alongados trechos do rio Tejo, é de forma circular, conserva os panos de muralha, em parte ameados e com restos de torreões, que cingiam o seu perímetro. A porta de entrada é do século XV, com arco de volta redonda. É de referenciar, também, a Igreja Paroquial de Gavião, do século XVI.
Tradições, Lendas e Curiosidades
São muitas as manifestações populares e culturais no concelho: o feriado municipal, no dia 23 de outubro; o Festival de Bandas Filarmónicas do Norte Alentejano, em julho, organizado pela Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e que decorre no Jardim do Cruzeiro em Gavião, e a feira franca, a 22 de julho.
Como figura ilustre ligada a este concelho a referência vai para D. Nuno Álvares Pereira, que comandou as tropas portuguesas na batalha dos Atoleiros contra Castela e que faleceu no concelho, em 1378.
Economia
No concelho, predominam as atividades ligadas ao setor primário, seguidas das do secundário, na área da indústria gráfica e construção civil.
Na agricultura cultivam-se cereais para grão, a vinha e o olival. Fazem também parte da atividade os prados temporários e culturas forrageiras, os prados e pastagens permanentes. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, ovinos e caprinos.
Cerca de 33% (10 382 ha) do seu território é coberto de floresta.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Gavião na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 10:23:10]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais