Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Genesis

Grupo rock fundado em Inglaterra por Peter Gabriel (n. 13-05-50, Londres, Inglaterra), Tony Banks (n. 27-03-51, East Heathly, Inglaterra), Anthony Phillips e Michael Rutherford (n. 02-10-50, Inglaterra). Em 1970 entraram para o grupo Phil Collins (n. 31-01-51, Londres, Inglaterra), na bateria e Steve Hackett (n. 12-02-50, Londres, Inglaterra), na guitarra.
Os primeiros álbuns não obtiveram grande sucesso comercial: From Genesis to Revelation (1969), Trespass (1970) e Nursery Cryme (1971). Os trabalhos seguintes teriam melhor sorte: Foxtrot (1972), Selling England by the Pound (1973) e The Lamb Lies Down on Broadway (1974). Estes álbuns produziram temas que se tornariam clássicos do grupo: "The Knife", "Fountain of Salmacis", "Supper's Ready", "Watcher of The Skies" e "I Know What I Like". O grupo assumiu a exploração de um estilo épico nas suas composições, que definiram o chamado "rock progressivo". Além disso, os Genesis eram uma referência no que diz respeito a atuações ao vivo, sendo célebre o recurso a máscaras, maquilhagem e outros artifícios para dinamização dos espetáculos. A forma como as atuações eram seguidas motivou a edição de Genesis Live (1973).
The Lamb Lies Down On Broadway foi o último trabalho com o vocalista Peter Gabriel. Com a sua saída, em 1975, temeu-se pelo futuro do grupo, que tinha no vocalista a sua força criativa, concentrando as atenções dos media pela sua presença teatral em palco e pelo grande aparato visual. Contra todas as expectativas, e com Phil Collins a assumir a função de vocalista, o grupo prosseguiu a sua carreira com dois álbuns bem aceites: A Trick Of The Tail (1976) e Wind And Wuthering (1976). Editaram o registo ao vivo Seconds Out (1977), gravado em Paris.
Em 1977 saiu Steve Hackett. O grupo continuou com Collins, Rutherford e Banks, apoiados por colaboradores esporádicos. O sucesso do grupo aumentou com os álbuns And Then There Were Three (1978), Duke (1980), Abacab (1981) e o homónimo Genesis (1983). Estes quatro álbuns produziram êxitos como "Follow You, Follow Me", "Misunderstanding", "Abacab", "Mama", "That's All" e "Illegal Alien". A "era Phil Collins" marcou o afastamento definitivo do art-rock que caracterizou a "era Peter Gabriel". Com o êxito de Invisible Touch (1986), do qual foram extraídos cinco singles de sucesso, o grupo fixou-se em sonoridades mais pop.
A década de 80 trouxe projetos paralelos dos membros da banda, com Phil Collins a desenvolver carreira a solo e Mike Rutherford a formar os Mike And The Mechanics.
Em 1991 gravaram We Can't Dance. O disco entrou diretamente para o primeiro lugar da tabela de vendas no Reino Unido e para o quarto nos EUA. Foi também o último registo de Phil Collins com a banda.
Em 1996 Phil Collins saiu do grupo, sendo substituído por Ray Wilson (n. Edimburgh, Escócia), ex-Stiltskin. Já com o novo vocalista gravaram em 1997 o álbum Calling All Stations. O disco recuperou as raízes de art-rock que a banda tivera com Peter Gabriel mas não obteve reações positivas, acabando por ter vendas modestas. A digressão que suportou o lançamento deste álbum também não teve êxito.
Em 1998 foi lançada a retrospetiva Archives, Vol. 1: 67-75 contemplando a era Peter Gabriel. Dois anos mais tarde, foi lançado Genesis Archives, Vol. 2: 1976-1992, uma recolha dos principais êxitos do grupo, com Phil Collins como vocalista.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Genesis na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-28 12:10:22]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais