< voltar
1 min
Giovanni Bernini
Arquiteto e escultor italiano, Giovanni Lorenzo Bernini nasceu em 1598, em Nápoles, e morreu em 1680, em Roma.
Formado pelo seu pai Pietro Bernini, um talentoso escultor renascentista de Florença, estudou a obra de Michelangelo Buonarroti, do qual as suas primeiras obras escultóricas denotam a influência.
O seu virtuosismo como escultor cedo atraiu atenção dos grandes mecenas da época, entre eles o Papa Paulo V e o Cardeal Maffeo Barberini, futuro Papa Urbano VIII, que seria fundamental para a sua carreira e para quem esculpiu a estátua "S. Sebastião"(1617). Nesta primeira fase, produz a série de esculturas Plutão e Proserpina, Apolo e Dafnee a sua versão de David.
Com a ascensão do Papa Urbano VIII, torna-se seu protegido e é compelido a dedicar-se a trabalhos de arquitetura. Chega a colaborar com Borromini, que mais tarde viria a tornar-se o seu grande rival.
A sua primeira encomenda foi um baldaquino, uma estrutura simbólica em bronze sobre o túmulo de S. Pedro, fundindo a arquitetura com a escultura, e que foi considerado o primeiro grande monumento barroco.
A partir de 1629, começa a trabalhar na Catedral de S. Pedro no Vaticano e no Palácio Barberini recebe várias encomendas para igrejas e fontes. Sendo um fervoroso católico, Bernini adere aos princípios da Contrarreforma consignados no Concílio de Trento (1545-63): arte religiosa ao serviço da promoção da fé e da igreja católica.
Bernini produz a Capela de Cornaro (1645-52), a Fonte "Barcaccia" na Praça de Espanha (1627-29), a famosa fonte da Praça Navona (1648-51) e a Igreja SantÁndrea al Quirinal (1658-70), todos em Roma.
No entanto, a sua realização mais famosa foi o projeto da praça diante da catedral de São Pedro para acolhimento dos fiéis durante a benção pascal. Bernini concebe uma colunada monumental que contorna a praça em forma elipsoidal simbolizando os braços da igreja que acolhem os seus fiéis.
Na última fase da sua vida foi convidado pelo rei francês Luís XIV para a construção do novo palácio real em Paris, onde foi acolhido com honrarias principescas, mas que não viria a ser concretizado.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Giovanni Bernini na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-28 07:08:43]. Disponível em
Artigos
-
Luís XIVMonarca francês que reinou entre 1643 e 1715. Nasceu em 1638, em Saint-Germain-en-Laye, em França, e...
-
São PedroDiscípulo dileto de Jesus Cristo, foi por ele eleito para encabeçar a Igreja e se tornar a sua pedra...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
TrentoDécimo nono concílio ecuménico, reunido em Trento, na Itália, entre 1545 e 1563, convocado pelo papa...
-
ContrarreformaEsta expressão designa a atividade da Igreja e das várias nações católicas no sentido de proceder a ...
-
VaticanoGeografia O Estado da cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica romana e situa-se na margem oci...
-
Paulo VPapa italiano, nascido em Roma a 17 de setembro de 1552, Camilo Borghese era filho de Flaminia Astal...
-
Michelangelo BuonarrotiEscultor, pintor, arquiteto e poeta, Michelangelo Buonarroti, conhecido também por Miguel Ângelo, na...
-
FlorençaCidade da Itália. Capital da região da Toscana, possui uma população de 384 000 habitantes (1996). D...
-
Filippo BrunelleschiArquiteto, escultor e ourives italiano, filho do notário e diplomata Ser Bunellescho Lippi, Filippo ...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Giovanni Bernini na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-28 07:08:43]. Disponível em