Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

glândulas suprarrenais

As suprarrenais são duas pequenas glândulas, em forma de cápsula, situadas sobre o topo de cada um dos rins. A sua estrutura anatómica pode ser dividida em duas zonas genéricas: o córtex (mais externo) e a medula (interna), que se distinguem também pelos diferentes tipos de hormonas que produzem.
No córtex, são produzidas três hormonas distintas: os mineralocorticoides (intervêm no equilíbrio hídrico e iónico do organismo), os glucocorticoides (intervêm no metabolismo celular, particularmente no das gorduras, proteínas e glicídos) e ainda hormonas sexuais, em pequena quantidade.
Na zona medular são produzidas a adrenalina (hormona com ação hipertensiva e vasoconstritora da circulação periférica, intervindo também na regulação da musculatura lisa, com ação análoga à do sistema nervoso simpático) e a noradrenalina (desempenha funções de mediador químico na transmissão nervosa simpática, sendo um vasoconstritor mais potente que a adrenalina).
As hormonas medulares são libertadas, geralmente, em condições de stress.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – glândulas suprarrenais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-21 09:00:59]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse