Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Hanói

Aspetos Geográficos
Capital do Vietname, Hanói situa-se na margem direita do rio Vermelho, concretamente numa planície do seu delta, no Sudeste asiático. Fica a 88 km do golfo de Tonquim. O seu clima é caracterizado por verões quentes e húmidos e invernos relativamente frescos e secos. Possui cerca de 2 670 000 habitantes (2005), que se elevam a mais de 3 100 000 quando considerada a sua área metropolitana.
História e Monumentos
O Templo da Literatura em Hanói, foi a primeira Universidade no Vietname.
Casa tradicional em Hanói
Templo da Literatura, também conhecido por Van Mieu, em Hanói
Edifício do Governo em Hanói
Rua em Hanói
O local onde se situa a cidade é povoado há milhares de anos. Contudo, no ano de 866, era uma cidadela chamada Dai La. Em 1010, data oficial da fundação da cidade, tornou-se capital do país até 1397. Entretanto, mudou de nome e recuperou o estatuto de capital, até que em 1802 perdeu de novo o título para Hué. Em 1831 passou a ter o nome atual e em 1873 foi ocupada pelas tropas francesas, tornando-se em 1887 a capital da Indochina francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelos japoneses, mas em 1945 passou a ser a sede do governo da autoproclamada República Democrática do Vietname. Em dezembro de 1946 começou a guerra de resistência contra os franceses, que acabaram por se retirar do país em 1954. Durante a guerra do Vietname, nos anos 60, foi diversas vezes bombardeada pelos EUA, mas rapidamente reparou os danos. No final do conflito, tornou-se a capital do Vietname unificado, a 2 de julho de 1976. Entre os seus principais monumentos destacam-se o Templo da Literatura (local da mais antiga universidade do país), o Pagode de Um Pilar e a Torre de Hanói.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Como capital milenar do país, é o centro cultural do mesmo, evidenciando marcas de praticamente todas as dinastias que governaram o país. Apesar de muitas relíquias se terem perdido com o tempo, continua a ter muitos locais de interesse para os turistas e os seus residentes. Possui diversos museus, como o Museu Nacional de História, o Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional de Belas-Artes e o Museu da Revolução. Um dos locais de maior destaque é o Velho Quarteirão, próximo do lago panorâmico de Hoan Kiem, com ruas e arquitetura originais da velha Hanói. Esta área é famosa pelos seus pequenos artesãos e mercadores, destacando-se as lojas de sedas. Possui também especialidades culinárias locais, assim como diversos bares. Destaca-se também um mercado noturno que abre três dias por semana. Outro local de interesse é o Lago Ocidental, o maior lago da cidade, que inclui diversos templos e onde é possível distrair e relaxar.

Economia
Rodeada por uma extensa cintura agrícola no início do século XX, a cidade registou posteriormente um forte crescimento industrial e no setor terciário. As suas grandes infraestruturas industriais operam no setor mecânico, aparelhos elétricos, borracha, produtos químicos, cimento, têxteis e vestuário. Setores de grande crescimento têm sido também o turístico, o bancário e o financeiro. As suas infraestruturas têm melhorado constantemente, sendo um importante nó rodoviário e ferroviário e dispondo também de um porto fluvial.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Hanói na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-16 11:40:31]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais