Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Hans Blix

Funcionário das Nações Unidas nascido em 1928, em Uppsala, na Suécia. Blix estudou sucessivamente nas universidades de Uppsala, de Columbia (Estados Unidos da América) e de Cambridge (Inglaterra), onde se formou.
Aos 31 anos, tornou-se docente de Direito na Universidade de Uppsala e, um ano depois, professor de Leis Internacionais.
Em 1961, foi escolhido para membro da delegação sueca para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, cargo que viria a desempenhar durante vinte anos. A partir de 1962, foi também escolhido para integrar a delegação sueca na Conferência para o Desarmamento em Genebra, na Suíça. Desempenhou este cargo até 1978.
A partir de 1963 e até 1976, foi chefe de gabinete do ministro sueco dos Negócios Estrangeiros e em simultâneo conselheiro legal de leis internacionais. Em 1976, foi promovido a subsecretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, encarregue da área de desenvolvimento da cooperação internacional.
Em 1978, Hans Blix foi novamente promovido, passando a ser ele próprio o ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia.
Em 1981, foi destacado para diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica, posição que ocupou até 1997, altura em que se reformou.
Em março de 2000, foi empossado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, como chefe da missão de inspetores das Nações Unidas para o desarmamento no Iraque. Os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha manifestaram-se contra esta nomeação.
Em finais de 2002, chefiou a missão de inspetores da Nações Unidas no Iraque destinada a verificar se este país cumpria as resoluções da ONU a nível de limitações ao armamento. A sua equipa não encontrou vestígios de armas de destruição maciça mas os Estados Unidos não ficaram convencidos e, com alguns aliados, resolveram atacar o Iraque em março de 2003. Em julho do mesmo ano, Blix deixou o cargo que ocupava na ONU.
Hans Blix é autor de diversos livros sobre leis e constituição internacional e, em 2004, editou o livro Disarming Iraq (Desarmar o Iraque).
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Hans Blix na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-05 05:33:08]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río