Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

hemoglobina

A hemoglobina, cuja a abreviatura é Hb, consiste num pigmento respiratório presente nos glóbulos vermelhos dos vertebrados. Nos músculos encontra-se a mioglobina, uma variedade de Hb. A Hb é de cor escarlate quando oxigenada e vermelho-azulada quando não o está. A molécula de Hb compõe-se, por um lado, de quatro compostos pigmentados (grupos heme), que transportam a molécula de ferro (Fe) num anel porfírico e, por outro, de quatro cadeias peptídicas ou globinas (α, β, γ, ε). Estas são idênticas duas a duas, por estarem codificadas pelo mesmo gene, possuindo, portanto, a mesma sequência de aminoácidos. No ser humano sucedem-se três tipos de Hb: a Hb embrionária, nas células embrionárias, que é constituída por duas globinas α e duas globinas ε; a Hb fetal, que se forma nas células sanguíneas jovens (reticulócitos) do fígado e é composta de duas globinas α e duas globinas γ; a Hb adulta, que surge no final da gestação e é constituída por duas globinas α e duas globinas β.
Os aminoácidos das globinas podem sofrer mutações diversas: atualmente conhecem-se mais de 100 Hb (Hb falciforme, Hb Zurique, etc.).
O sangue humano contém cerca de 16% de Hb. Nos restantes mamíferos o sangue é estruturalmente idêntico à Hb adulta do ser humano (duas cadeias α e duas cadeias β).
Glóbulos vermelhos (no meio, um leucócito)
Sangue humano
A Hb tem como função captar oxigénio e transportá-lo dos órgãos respiratórios até aos órgãos que dele necessitem, através da corrente sanguínea. Cada grupo heme capta uma molécula de oxigénio (a Hb não se oxida, oxigena-se, apenas, transformando-se em oxi-hemoglobina).
A Hb também se encontra livre no sangue de alguns artrópodes e moluscos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – hemoglobina na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-07 08:29:43]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov