hipálage (retórica)
A hipálage é uma figura de retórica que consiste na comunicação de uma qualidade ou propriedade pertencente a um substantivo para outro substantivo que se encontre muito próximo na frase. A hipálage é uma figura típica do Impressionismo aplicado à literatura (nomeadamente no Simbolismo), por ser capaz de transmitir impressões sensoriais mescladas, em difusa interseção.
No exemplo que se segue, Eça de Queirós transfere a propriedade da correção, do rigor que caracteriza Craft (mais à frente, Eça caracteriza Craft como "imperturbável gentleman correto") para o vestuário que o próprio Craft trazia:
"(...) Carlos desceu também do coupé, achou-se em face de um homem baixo, loiro, de pele rosada e fresca, e aparência fria. Sob um fraque correto percebia-se-lhe uma musculatura de atleta."
(Eça de Queirós, Os Maias, Lisboa: Livros do Brasil: 153)
Da mesma forma, na descrição de Alencar, que, nesta obra, é símbolo do Romantismo ultrapassado, verifica-se a transferência desse simbolismo para os seus bigodes, também exagerados, sentimentais, à maneira dos heróis do romantismo:
"E apareceu um indivíduo muito alto, todo abotoado numa sobrecasaca preta, com uma face escaveirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino, longos, espessos, românticos bigodes grisalhos (...)"
(Eça de Queirós, Os Maias, Lisboa: Livros do Brasil: 159)
No exemplo que se segue, Eça de Queirós transfere a propriedade da correção, do rigor que caracteriza Craft (mais à frente, Eça caracteriza Craft como "imperturbável gentleman correto") para o vestuário que o próprio Craft trazia:
"(...) Carlos desceu também do coupé, achou-se em face de um homem baixo, loiro, de pele rosada e fresca, e aparência fria. Sob um fraque correto percebia-se-lhe uma musculatura de atleta."
(Eça de Queirós, Os Maias, Lisboa: Livros do Brasil: 153)
Da mesma forma, na descrição de Alencar, que, nesta obra, é símbolo do Romantismo ultrapassado, verifica-se a transferência desse simbolismo para os seus bigodes, também exagerados, sentimentais, à maneira dos heróis do romantismo:
"E apareceu um indivíduo muito alto, todo abotoado numa sobrecasaca preta, com uma face escaveirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino, longos, espessos, românticos bigodes grisalhos (...)"
(Eça de Queirós, Os Maias, Lisboa: Livros do Brasil: 159)
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Como referenciar
Porto Editora – hipálage (retórica) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-21 14:57:47]. Disponível em
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