Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

Igreja da Misericórdia de Aveiro

A Confraria e Misericórdia de Aveiro, fundada no primeiro quartel do século XVI, começou por se instalar numa capela anexa à Igreja Matriz, a Capela de Santo Ildefonso. Só em inícios de Seiscentos (1609) teve a Misericórdia igreja própria, mas mesmo assim esta demoraria largos anos para ser concluída. A igreja, como norma da Irmandade, era da invocação a Nossa Senhora da Madre de Deus, e funcionou como Sé da diocese de Aveiro entre os finais do século XVIII e o primeiro quartel do XIX (1775-1826).
O projeto foi entregue ao arquiteto de Coimbra Francisco Fernandes. Os trabalhos começaram nos finais do século XVI (1598) e foram suportados pela renda anual atribuída por Filipe II.
À frente das obras começou por estar Gregório Lourenço, sendo substituído por Francisco João e este por Jorge Afonso. Por volta de 1630, os trabalhos foram interrompidos por falta de dinheiro, sendo só continuados após a Restauração.
Fachada da Igreja da Misericórdia de Aveiro
Na fachada, de singelo traçado com discreto frontão e delimitada por pilastras, destaca-se o excelente portal maneirista, onde se sente o trabalho retabular, inscrito num pano de azulejos ali colocados no século XIX. O portal desenvolve-se em dois andares. O inferior é formado por quatro colunas coríntias (duas de cada lado), enquadrando uma porta em arco de volta perfeita. Entre as colunas mostram-se nichos com imagens sobrepujadas por cartelas. As colunas, sustentadas por elevados pedestais, apresentam fustes envolvidos por motivos geométricos (nos terços inferiores) e caneluras (na restante superfície), e suportam entablamento ornado com simples motivos retilíneos. No piso superior repete-se o mesmo esquema organizativo. No lugar dos nichos abrem-se janelas retangulares, cujos peitoris se encontram ao nível dos pedestais das colunas. No eixo da porta, a imagem de Nossa Senhora da Conceição é protegida por um nicho de grandes dimensões. O entablamento é composto por um friso de mísulas que sustentam a cornija. No remate do portal destacam-se, ao centro, as pedras de armas reais. Lateralmente, no seguimento das colunas, é ornado por urnas e, entre estas, uma Cruz de Cristo, à esquerda, e uma esfera armilar, à direita - elementos característicos da heráldica manuelina.
O interior do templo é admirável pela sua elevação e amplitude, conferindo-lhe uma surpreendente leveza. Cobre a nave abóbada de berço apainelada, em calcário. O arco triunfal, excelentemente ornado, é sobrepujado por frontão curvo assente em pilastras. A delimitá-lo encontram-se bonitos retábulos em pedra da oficina de Coimbra, do século XVII. Aumenta a plasticidade do interior do templo o revestimento das paredes a azulejos policromos, seiscentistas, da oficina de Lisboa. De boa qualidade são também o púlpito, em cálcario, e o cadeiral dos mesários, em talha do século XVIII.
A capela-mor setecentista, atribuída ao mestre de ançã Manuel Azenha, apresenta um bonito retábulo (semelhante ao portal) seiscentista que encerra quatro pinturas versando o tema de Nossa Senhora, sobressaindo a que trata Nossa Senhora da Misericórdia. Na escultura alojada nos nichos salienta-se uma Nossa Senhora da Conceição e um "Ecce Homo".
A sacristia reserva-nos magníficos azulejos setecentistas, um lavabo e um notável crucifixo de marfim indo-português.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Igreja da Misericórdia de Aveiro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-02 00:11:01]. Disponível em
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Igreja da Misericórdia de Aveiro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-02 00:11:01]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais