Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Igreja de S. Pedro (Óbidos)

Esta igreja da vila de Óbidos, consagrada ao apóstolo S. Pedro, foi originariamente um templo gótico de três naves. Contudo, o violento sismo de 1755 reduziu-a a escombros, conservando-se desse tempo algumas pedras relevadas e sigladas, com destaque para aquela que se insere no lado direito da fachada e que ostenta um signo-saimão.
A sua frontaria é sóbria e desproporcionada, como os seus volumes arquitetónicos mal distribuídos, possivelmente resultado de ausência prévia de um plano. O portal nobre apresenta linhas direitas e remate superior mistilíneo, encimado por amplo janelão em arco de volta perfeita. No lado direito ergue-se torre sineira quadrangular de cobertura bolbosa.
A nave da igreja é coberta por teto de esteira, existindo no seu espaço quatro altares laterais e dois colaterais. O do lado do Evangelho é consagrado a N. S. da Piedade, possuindo um belo Calvário do século XVIII. No lado da Epístola, dedicado a N. S. do Rosário, observa-se uma bonita escultura em madeira do século XVIII alusiva a S. Pedro. Outras imagens setecentistas da igreja, em madeira estofada e policromada, merecem especial destaque, como sejam as que se referem a Santa Bárbara, S. Pedro e S. Paulo.
Igreja de S. Pedro, em Óbidos
A capela-mor é abobadada e possui um aparatoso retábulo setecentista em talha dourada, inserindo-se na sua ampla tribuna uma tela representando S. Pedro a receber as chaves do Céu. Esta obra é datada dos finais do século XVII e foi realizada pelo pintor obidense João da Costa.
Num local do pavimento da igreja que ainda não foi seguramente identificado, pensa-se que esteja sepultada Josefa de Óbidos, famosa pintora do barroco seiscentista.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Igreja de S. Pedro (Óbidos) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-06 23:01:25]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov