Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

Igreja de S. Vicente (Braga)

De acordo com a inscrição de uma lápide colocada na face direita do portal de entrada do templo, a fundação da bracarense Igreja de S. Vicente remonta ao ano de 656. Contudo, duas reformas posteriores fizeram desaparecer todo e qualquer vestígio dessa construção primitiva da alta Idade Média.
A primeira transfiguração da igreja ocorreu na segunda metade do século XVI; cerca de um século mais tarde (1691), S. Vicente seria completamente remodelada, de acordo com os cânones da arte barroca.
A sua fachada revela um vigor acentuado nos seus elementos decorativos, subvertendo o alçado estático da sua estrutura arquitetónica. Dividido em três corpos de dimensão desigual, a frontaria é delimitada por fortes pilastras de cantaria. Os laterais são rasgados por janelas retangulares gradeadas, molduradas por uma composição movimentada e contracurvada, de temas vegetalistas e geometrizantes. Sob estas janelas desenham-se duas cartelas barrocas com festões, com temas em "C" e com enrolamentos vegetalistas, enquadrando duas placas com inscrições. Ao centro abre-se o portal de linhas retas, sobrepujado por um frontão curvo, interrompido e ressaltado, encimado por uma composição de túrgidos e dinâmicos temas decorativos barrocos. Delimita a parte superior da fachada uma arquitrave com friso de triglifos e beiral ressaltado ao nível da cimalha. Por cima desta eleva-se uma empena, flanqueada por duas estátuas-estandartes sobre pedestais. A composição da empena desenha um retângulo marcado por pilastras, pináculos e aletas, abrindo-se axialmente num nicho com uma moldura dinâmica barroca, albergando a imagem do orago. Num plano recuado, adossado à capela-mor, surge a altaneira e quadrangular torre sineira.
Igreja de S. Vicente em Braga
O espaço interior do corpo da igreja é totalmente revestido por azulejos setecentistas historiados, de tonalidades azuis e brancas, narrando diversos episódios da vida de S. Vicente - "S. Vicente exerce o magistério e a catequese à ordem do bispo de Saragoça "; "S. Vicente e S. Valério presos à ordem de Daciano"; "S. Vicente e S. Valério no tribunal"; "S. Vicente no cárcere é visitado por um anjo"; "O corpo de S. Vicente arrojado pelo mar ao Cabo Sacro é defendido de um carniceiro por um corvo"; finalmente, "Trasladação das relíquias de S. Vicente para Lisboa".
A par do revestimento cerâmico historiado, S. Vicente de Braga apresenta um notável conjunto de talha dourada barroca setecentista, formada por altares, arco-cruzeiro, retábulo-mor, caixa de órgão, sanefas e caixilhos de janelas.
Assim, as varandas do coro, bem como a ornamentação da caixa do órgão, foram realizadas em 1769 e saíram do risco do arquiteto bracarense Carlos Amarante. No arco cruzeiro, a estrutura de talha é da autoria de Luís Manuel da Silva, executada pelo mestre-entalhador Manuel Sampaio em 1770.
A capela-mor apresenta um grandioso retábulo, realizado em 1721 pelo entalhador de Barcelos, Miguel Coelho. As quatro janelas da capela-mor são decoradas por sanefas e caixilhos de talha dourada, concebidas em 1759 pelo célebre arquiteto bracarense, André Soares.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Igreja de S. Vicente (Braga) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-30 22:23:26]. Disponível em
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Igreja de S. Vicente (Braga) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-30 22:23:26]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais