Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Ilha de Santo Antão

Ilha de Cabo Verde, Santo Antão tem 779 km2, para uma largura aproximada de 20 km e um comprimento de 40 km, albergando cerca de 47 mil habitantes (2000). É a segunda maior ilha do arquipélago, a seguir a Santiago, e a mais ocidental, estando inserida no grupo do barlavento. O nome Santo Antão foi atribuído em função do dia em que foi descoberta, 17 de janeiro de 1462, correspondente àquele santo.
A ilha mais próxima é São Vicente, da qual está separada pelo canal de São Vicente.
Santo Antão é uma ilha de origem vulcânica e o constante aumento da temperatura da água do mar na região de Ponta do Sol pode ser um indicativo de uma eventual erupção.
"Trapiche" na Ribeira da Cruz, Santo Antão
"Trapiche", moinho artesanal onde se tritura a cana do açúcar, Ilha de Santo Antão
Casa tradicional na Ilha de Santo Antão
Parte sudeste da Ilha de Santo Antão
O ponto mais alto da ilha fica situado no Tope de Coroa, um vulcão inativo, com 1979 metros de altura.
A paisagem de Santo Antão é bastante diversificada. Na parte ocidental, a ilha é desértica. Na parte central, zona de planaltos, o clima é fresco e húmido, com presença de eucaliptos, ciprestes, pinheiros e acácias. Por fim, na parte oriental, há bastante vegetação e é uma zona de forte presença de atividade agrícola. Santo Antão é a ilha de Cabo Verde onde há mais precipitação, o que ajuda a que a agricultura seja a principal atividade económica local. Nomeadamente, é produzida cana-de-açúcar, que permite a confeção de grogue, bebida típica de Cabo Verde que ainda hoje é feita de modo artesanal. A produção agrícola estende-se ao inhame, mandioca, banana, manga e milho.
Nos últimos anos o setor do turismo tem crescido bastante em Santo Antão e trazido novos proveitos financeiros à ilha, aproveitando o facto do território permitir longas caminhadas e favorecer o ecoturismo.
Ribeira Grande é sede da ilha e fica na costa nordeste, mas Porto Novo, no sul, é a maior vila de Santo Antão, tendo crescido, nomeadamente, devido à presença de um porto por onde é feito o transporte dos produtos agrícolas para as outras ilhas cabo-verdianas.
Santo Antão tem três concelhos, Paul, Porto Novo e Ribeira Grande, e sete freguesias: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo, Santo António das Pombas, São João Batista e Santo André.
Perto da Ribeira Grande fica Ponta do Sol, onde está localizado o aeroporto.
A ilha, descoberta em 1462, começou a ser povoada em 1548, mas sem grande sucesso. Já no século XVII, colonos das ilhas cabo-verdianas de Santiago e Fogo, maioritariamente oriundos do Norte de Portugal, mudaram-se para Santo Antão e fundaram a localidade de Povoação, hoje em dia Ribeira Grande. Apenas no início do século XIX, com a construção de uma via que atravessava o acidentado relevo do território, foi possível ligar Ribeira Grande e Porto Novo. Assim, a população da Ribeira Grande passou a poder enviar os seus produtos para Porto Novo, de onde eram transportados por via marítima para outras ilhas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ilha de Santo Antão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-14 19:09:20]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais