Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Ilha de São Miguel

Ilha do Grupo Oriental da Região Autónoma dos Açores. É a maior ilha do arquipélago, com uma superfície de cerca de 760 km2. Designada por Ilha Verde, aquando da sua descoberta por volta de 1426/1439, começou a ser povoada cerca de 1440 por portugueses migrados do continente e por estrangeiros, sobretudo judeus, mouros e franceses.
A tão aludida Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira, o Ilhéu de Vila Franca do Campo, reserva natural, assim como o Vale das Furnas, com as suas fumarolas, de águas e lamas quentes e medicinais, são apenas alguns exemplos dos inúmeros pontos atrativos que São Miguel apresenta.
O setor primário constitui a principal atividade económica da ilha, sobretudo a área agrícola. Bastante conhecidas, sobretudo pelos apreciadores daquela bebida, são as plantações de chá Gorreana, situadas no local com o mesmo nome, na costa norte da ilha.
Chá Gorreana, oriundo dos Açores
Lagoa do Fogo, no concelho de Lagoa
Pastagens da ilha de São Miguel
Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo são os concelhos da ilha.
O natural ou habitante da ilha de São Miguel denomina-se micaelense.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ilha de São Miguel na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-08 16:33:34]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río