Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Islândia

Geografia
País insular do Atlântico Norte. Fica situado entre a Gronelândia e a Noruega, imediatamente a sul do Círculo Polar Ártico. Tem uma área de 103 000 km2 e 4800 km de costa. A Islândia é banhada pelo mar da Gronelândia, a norte, pelo mar da Noruega, a leste, pelo oceano Atlântico, a sul, e pelo estreito da Dinamarca, a oeste. As cidades mais importantes são Reiquiavique, a capital, com 116 500 habitantes (2004), Kópavogur (26 800 hab.), Hafnarfjördhur (21 800 hab.), Akureyri (16 000 hab.), Gardhabaer (9000 hab.) e Húsavik (2400 hab.). Tal como os Açores, encontra-se localizada no Rift Central do Atlântico, daí o predomínio de basaltos e de outras rochas vulcânicas, de cerca de 100 vulcões e diversas nascentes de água quente. As características geológicas e climáticas tornam grande parte do território inóspito. A cobertura vegetal arbórea resulta da plantação de coníferas e a restante vegetação é arbustiva e rasteira.
Clima
Quedas de água Skógarfoss, Islândia
Bandeira da Islândia
Mota de gelo no Glaciar Mýrdalsjökull
Quedas de água Seljalandfoss
Banhistas na Lagoa Azul
O clima é frio, tendo apenas em Reiquiavique, no sul, três meses com temperaturas superiores a 10 °C, o que explica a permanência de glaciares.
Economia
A Islândia tem uma economia que se baseia na indústria pesqueira. Nos últimos 50 anos, a pesca passou de uma atividade familiar para uma atividade comercial em grande escala, com fábricas de processamento exploradas por grandes cooperativas. A produção industrial inclui o alumínio, o diatomito, os produtos alimentares, as bebidas e os produtos têxteis. Apenas 1% do solo é cultivado e, por isso, a agricultura resume-se à plantação de batata, de feno e de forragem. Os produtos marítimos dominam as exportações e destinam-se ao Reino Unido, à Alemanha e aos EUA. As importações provêm da Dinamarca, da Alemanha e dos EUA, e abrangem a maquinaria, o equipamento para os transportes, os combustíveis e os materiais de construção.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 7,4.
População
A população era, em 2006, de 299 388 habitantes, o que corresponde a uma densidade de aproximadamente 3 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 13,64%o e 6,72%o. A esperança média de vida é de 80,31 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,942 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,940 (2001). Os habitantes do país são maioritariamente islandeses (96%). A religião com maior expressão é o luteranismo evangélico (91%). A língua oficial é o islandês.
História
A Islândia foi colonizada por vikings vindos da Noruega em 874, mas algumas descobertas arqueológicas recentes sugerem que já teria sido povoada anteriormente. Em 930, os colonos criaram o primeiro Parlamento do Mundo, o Althing. Em 1262, o país uniu-se à Noruega e, em 1380, ambos os países ficaram sob o domínio da Coroa dinamarquesa. Até à Reforma, a Islândia foi politicamente autónoma mas, em meados do século XVII, a Coroa dinamarquesa passou a exercer um forte controlo sobre o país. Nessa altura a economia nacional entrou em declínio e, em 1780, a fome matou 1/5 da população.
Em 1874, a Dinamarca garantiu a Constituição islandesa e, em 1904, a Islândia constituiu o seu próprio Governo. Durante a ocupação alemã da Dinamarca, na década de 1940, as tropas britânicas e norte-americanas estacionaram no território islandês, usando-o como base aérea estratégica. Em 1944, a Islândia tornou-se uma república independente.
Atualmente, a Islândia é membro da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO), embora não possua forças militares próprias. O país tem os padrões de vida, de educação, de segurança social e de saúde notavelmente elevados, para além de ter uma grande estabilidade política e o rendimento per capita mais alto da Europa.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Islândia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 02:06:54]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais