Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

James

Banda pop inglesa, formada em Manchester no ano de 1982, por Paul Gilbertson (guitarra), Jim Glennie (baixo), Gavan Whelan (bateria) e Tim Booth (voz). No ano seguinte, começam a tocar com regularidade no circuito de bares e, em 1983, assinam com a Factory, onde lançam os seus primeiros dois EP ("Jimone", nesse ano, e "James II", dois anos depois) e abrem alguns concertos para Morrisey, o seu "padrinho musical". No verão de 1985, Larry Gott substituiu Gilbertson e o grupo assina pela Sire Records. O álbum de estreia surge um ano depois, Stutter é o seu título, e teve críticas, no cômputo geral, positivas. Nos dois anos seguintes, tocaram frequentemente, construindo uma base sólida de fãs. O segundo trabalho, editado em 1988, é de cariz mais folk e dá pelo nome de Strip Mine. No entanto, o álbum não conseguiu captar a energia dos concertos ao vivo e a banda abandona a Sire para ingressar na Rough Trade. Aí gravam o álbum ao vivo One Man Clapping, que chegou ao primeiro lugar das tabelas independentes. Em 1990, Whelan é substituido por David Bayton-Powell, numa altura em que os James se tornam um septeto com a inclusão do teclista Mark Hunter, do violinista Davies e do trompetista Andy Diagram. A formação, agora renovada, assina desta feita pela Fontana Records, editando Gold Mother, no decorrer de 1990. O álbum, que gerou uma série de hits menores na altura da sua edição, viria a revelar-se um sucesso um ano depois, quando uma versão regravada do tema "Sit Down" galgou até ao segundo lugar dos tops britânicos. A música tornou-se então na sua bandeira, sendo conhecidos por grande parte do público apenas por essa canção. Facto que obviamente irritou a banda, ao ponto de nos concertos tocarem quase exclusivamente material novo, e o seu disco seguinte, Seven, de 1992, foi entendido como uma reação face a uma tendência mainstream.
Para o sucessor de Seven, os James prescindem de Diagram e Davies e trabalham com o reconhecido produtor Brian Eno. O resultado foi Laid, um álbum mais calmo e ambicioso que recebeu algumas das melhores críticas da banda. Durante a composição deste trabalho, têm tempo ainda para gravar outro álbum mais experimental com Eno, que editaram no final de 1994. Wah Wah teve críticas opostas e o grupo tirou o ano de 1995 para descansar. Em 1997, regressam com Whiplash, um disco que, mais uma vez, não agradou a todos. Millionaires seguiu-se em 1999, e Pleased to Meet You, em 2001, o mesmo ano em que Tim Booth anunciou a sua intenção de abandonar a formação da banda para se dedicar à escrita e à representação, sem, no entanto, deixar de estar ligado à música, mas desta feita a solo.
No final de 2001, a banda editou ainda um conjunto de lados B e raridades, intitulado Ultra: B Sides.
No ano seguinte, é editado Getting Away With It. Live!, um registo do último concerto da banda, realizado na sua terra natal, Manchester. O disco é um excelente exercício retrospetivo dos 20 anos de carreira dos James, constituindo uma amostra bastante significativa das razões porque a banda conquistou o seu espaço na história da pop.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – James na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-19 22:42:40]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros