Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Jean Foucault

Físico francês, nascido em 1819 e falecido em 1868, que se notabilizou por ter demonstrado o movimento de rotação da Terra. Filho de um livreiro parisiense, Foucault começou por estudar Medicina, mas abandonou estes estudos para se dedicar à Física. Em 1855 tornou-se físico do Observatório de Paris.
O seu primeiro interesse foi a Fotografia, uma ciência que florescia na altura, pelo que realizou inúmeras experiências do ramo da ótica. Estas dar-lhe-iam os conhecimentos necessários à invenção de um novo telescópio de espelho parabólico, que viria a ser adotado na maioria dos grandes observatórios astronómicos.
Em 1851, através da utilização de um pêndulo - o Pêndulo de Foucault, realizou publicamente no Panteão de Paris uma experiência em que suspendeu uma bola de cobre de 28 kg por um fio de 67 m de comprimento. A rotação do plano pendular, ao longo do dia, vinha provar o movimento de rotação da Terra. As experiências realizadas com Fizeau sobre a velocidade de propagação da luz no ar e na água permitiram-lhes demonstrar o carácter corpuscular da luz. Em 1855 foi para o Observatório de Paris, onde realizou trabalhos que foram contributos importantes para a Astronomia. É a este físico do século XIX que se deve a invenção do giroscópio, ainda hoje utilizado como estabilizador em aviões e submarinos. Como reconhecimento do seu trabalho, a Royal Society atribui-lhe, em 1855, a Medalha de Copley.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Jean Foucault na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-29 00:16:00]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov