Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jesus Cristo

Jesus é a forma latina da palavra hebreia que significa "Javé é salvação". O nome Cristo no hebreu quer dizer "escolhido" ou "ungido". O nome de Jesus é-lhe imposto pelo anjo que anunciou o seu nascimento, dizendo que "Ele salvará o povo dos seus pecados".
Jesus nasceu da Virgem Maria, em Belém, quando a Judeia estava sob o domínio dos Romanos. Os Judeus, de acordo com os livros sagrados, esperavam o Messias que viria, em breve, para os libertar.
Para os católicos, a vida de Jesus é a que vem descrita nos Evangelhos. Após o seu nascimento, num presépio, e para fugir à matança ordenada pelo rei Herodes, a Sagrada Família foge para o Egito, regressando mais tarde a Nazaré, na Galileia, onde Jesus passa a infância e juventude, de que pouco ou nada se sabe. Aos trinta anos, quando começa aquilo que se denomina de vida pública de Jesus, isto é, o período em que passa a pregar a "Boa Nova", Jesus percorre aldeias e campos da Galileia e vizinhança e vai a Jerusalém por várias vezes, anunciando o Reino de Deus. Vai escolhendo os apóstolos, que irão continuar a sua obra. Para mostrar o seu poder divino e qual a sua missão, faz vários milagres. As multidões seguem-no, o que vai provocar a revolta dos seus inimigos, os escribas e os fariseus, que o acusam de ser contra a lei de Moisés. Por fim, Jesus anuncia a sua morte e a sua ressurreição, afirmando que um deles o trairá por dinheiro. Após celebrar a Última Ceia, instituindo a Eucaristia, é então preso e julgado por Pôncio Pilatos, acabando por ser condenado à morte. Foi pregado na Cruz, tendo morrido no meio de dois ladrões.
Imagem de Jesus enquanto menino
Cruz de Cristo, Santuário de Fátima
Imagem de Jesus Cristo crucificado
"Cristo de São João da Cruz": uma interpretação da crucificação de Jesus Cristo, segundo Salvador Dalí, 1951
Representação do nascimento de Jesus Cristo, Galileia, Nazaré
A Santa Maria Madalena numa representação bizantina
Durante este período e após a sua morte, os apóstolos estão cheios de medo. Mas, passados três dias, Jesus ressuscitado aparece a Madalena, a Pedro e por fim a todos os apóstolos. Finalmente subiu ao Céu, tendo então os apóstolos partido a espalhar pelo mundo a mensagem que Jesus lhes ensinara.
Até ao século XIV não se conhece nada escrito sobre a Vida de Jesus, a não ser os Evangelhos. É Ludolfo da Saxónia quem escreve a primeira Vida de Jesus, a que se seguiram muitas e variadas obras sobre a sua vida. Mas a partir do século XVIII começa a ser posto em causa o valor histórico dos Evangelhos, tendo sido mesmo questionada a sua autenticidade. É um problema ainda muito discutido, com várias interpretações e argumentos.
É também nos Evangelhos que se encontra a mensagem que Cristo deixou, a que se deu o nome de Cristianismo. Os seus pontos principais são que há um só Deus, defende-se o amor ao próximo, a igualdade, a justiça e paz entre todos os homens, a esperança na salvação e na vida para além da morte. Na mensagem de Cristo não há diferença entre os homens, ricos ou pobres, governantes ou governados, sábios ou ignorantes, qualquer que seja a sua raça. É uma mensagem universal. É esta mensagem que os apóstolos começam a difundir e rapidamente se espalha pelo mundo, apesar das perseguições que os seus seguidores tiveram de suportar.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Jesus Cristo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 03:04:04]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais