Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jimi Hendrix

Guitarrista, cantor e compositor norte-americano, Johnny Allen Hendrix nasceu a 27 de novembro de 1942, em Seattle, EUA. Mais tarde o seu pai alterou-lhe o nome para James Marshall Hendrix.
Considerado um dos guitarristas mais criativos da história do rock, exerceu influência em diversos artistas que imitaram a sua técnica inovadora e arrojada de tocar guitarra.
Fortemente influenciado pelos mestres do blues, nomeadamente Robert Johnson, Muddy Waters e B. B. King, fez parte de diversas bandas de rhythm & blues durante a primeira metade dos anos 60 e acompanhou nomes consagrados como Little Richard, Sam Cooke, Isley Brothers ou Ike And Tina Turner.
Em 1965, sob o nome de Jimmy James, formou os Jimmy James And The Blue Flames, cujas atuações começaram a impressionar o meio musical. Em setembro de 1966 chegou a Londres, onde contou com o apoio de Chas Chadler, baixista dos Animals. Realizaram-se audições para um grupo de suporte a Jimi. Noel Redding (n. 25-12-45, m. 11-05-03, Folkestone, Kent, Inglaterra) foi selecionado para o baixo, enquanto John "Mitch" Mitchell (n. 09-07-47, m. 13-11-08, Ealing, Middlesex, Inglaterra) se tornou o baterista do grupo: nascia a Jimi Hendrix Experience.
Em dezembro de 66 surgiu o primeiro single, "Hey Joe", que atingiu o top 10 do Reino Unido. O álbum de estreia, Are You Experienced? (1967), incluiu, para além do single anterior, temas como "Purple Haze", "The Wind Cries Mary", "I Don't Live Today", "Red House", "Fire" e "Foxy Lady". Em junho de 67 o grupo regressou aos EUA para uma participação memorável no Festival Monterey Pop. A ascensão meteórica do grupo, especialmente devida ao carisma do seu líder, despertou a Inglaterra para alguém que nunca tinha composto o seu próprio material e que utilizava, com uma mestria eletrizante e uma energia virtuosa, a guitarra elétrica.
O segundo álbum, Axis: Bold As Love, encerrou o ano de 1967 em grande, tanto do ponto de vista artístico como comercial. Este trabalho incluiu, para além do tema-título, "Up From The Skies", "If 6 Was 9" e "Little Wing".
Em outubro de 1968 surgiu o último trabalho oficial do grupo, Electric Ladyland. Deste duplo álbum fizeram parte "Gypsy Eyes", "Crosstown Traffic", "The Burning Of The Midnight Lamp", "All Along The Watchtower", de Bob Dylan, e "Voodoo Chile (Slight Return)".
Este dois últimos trabalhos marcaram uma abordagem mais experimentalista do músico, recorrendo à eletrónica e técnicas de estúdio, o que lhe permitiu encarar outros territórios sonoros.
Uma detenção por posse de heroína em Toronto e divergências profundas com Redding tornaram a vida particular e profissional de Hendrix um foco de problemas. Em junho de 1969 a Jimi Hendrix Experience dava o seu último concerto.
Hendrix formou em seguida os Gypsies Sons And Rainbows com Mitchell, Billy Cox (baixo), Larry Lee (guitarra ritmo), Juma Sultan e Jerry Velez (ambos na percussão). Com esta formação encerrou o Festival de Woodstock (agosto de 1969), no qual interpretou uma versão polémica e eletrizada do hino norte-americano, em "Star Spangled Banner".
Em outubro de 69 formou os Band Of Gypsies, com Cox e o baterista Buddy Miles. Desta reunião resultou, em 1970, o álbum homónimo ao vivo, que incluiu o tema "Machine Gun". Com três espetáculos realizados o grupo desintegrou-se. Em 1970 voltou a reunir-se com Mitchell e Cox para a gravação de um novo álbum duplo, experimentalmente intitulado First Rays Of The New Rising Sun, cuja edição não chegaria a presenciar. A 18 de setembro de 1970, em Londres, Inglaterra, Jimi Hendrix era encontrado morto pela sua namorada, sendo a causa da sua morte objeto de diversas especulações.
Em novembro de 1993 foi editado Stone Free, álbum-tributo que contou com a participação de diversos artistas como os Pretenders, Eric Clapton, The Cure, Jeff Beck, Pat Metheny e Nigel Kennedy, entre outros.
Jimi Hendrix gravou imenso material que foi sendo editado a título póstumo. Depois de uma intensa batalha jurídica pelos direitos de autor sobre o trabalho de Hendrix, o seu pai acabou por ficar com a responsabilidade de retomar os projetos que ficaram inacabados. Com a ajuda da família, tentou ordenar o imenso legado do filho. O empenho do pai deu origem à reedição dos três primeiros álbuns de Jimi Hendrix, em 1997. Acompanhando estas edições, foi também lançado uma compilação com o título First Rays Of The New Rising Sun, recolhendo material de álbuns póstumos como Cry Of Love, Rainbow Bridge e War Heroes.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Jimi Hendrix na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-18 20:47:39]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais