Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Joseph McCarthy

Político norte-americano, Joseph Raymond McCarthy nasceu a 14 de novembro de 1908, em Grand Chute, no Wisconsin, no seio de uma família muito devotada ao catolicismo.
Aos 14 anos, deixou a escola para ir trabalhar numa quinta e, depois, para dirigir uma mercearia.
Regressou à escola com vinte anos e foi estudar Direito na Universidade Marquette. Tornou-se advogado no Wisconsin, até 1939, ano em que foi eleito juiz. McCarthy concorreu a este lugar ligado ao Partido Republicano, depois de ter sido rejeitado pelo Partido Democrático.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi mobilizado para a tropa e serviu na Marinha norte-americana no Pacífico, tendo chegado a capitão.
Em 1946 foi eleito para o Senado norte-americano após ter concorrido numa lista do Partido Republicano. No seu primeiro dia de trabalho propôs que, para acabar com uma greve de mineiros, estes fossem mobilizados para o exército. Se continuassem a recusar trabalhar deveriam ir a tribunal marcial.
Quatro anos mais tarde, em 1950, voltou a ser eleito senador, depois de ter visto o seu lugar em perigo. Para ganhar as eleições seguiu a sugestão de um padre católico e lançou-se numa cruzada contra o comunismo.
McCarthy começou a ser conhecido do grande público em fevereiro de 1950, quando anunciou que o Departamento de Defesa norte-americano estava infiltrado por agentes comunistas. Já desde 1946 que nos Estados Unidos da América se discutia de forma intensa que o comunismo estava a influenciar sub-repticiamente a sociedade. Nessa altura, McCarthy liderava audiências públicas onde tentava provar que havia por parte de algumas pessoas atividades anti-americanas, nomeadamente espionagem a favor da União Soviética.
Contudo, não conseguiu provar as suas afirmações, o que não o impediu de acusar altas patentes de atividades subversivas, tendo sido levado em conta por muita gente, numa época em que os Estados Unidos da América viviam uma obsessão anti-comunista.
Entre 1950 e 1952 McCarthy investigou diversos departamentos de Estado e interrogou muita gente. Algumas pessoas acabaram por perder o emprego, depois de terem admitido ter pertencido ao Partido Comunista. McCarthy disse às testemunhas que a única forma de mostrarem que tinham abandonado o comunismo era nomear outros membros do partido. Este movimento ficou conhecido por "caça às bruxas" e o período chamou-se "McCarthismo". Paralelamente, elaborou uma lista de livros considerados anti-patrióticos, que acabaram por ser retirados das livrarias.
Em 1953, quando liderava o comité de investigação no Senado, McCarthy prosseguiu com as acusações de atividades comunistas. Em abril de 1954 acusou o Secretário do Exército de estar envolvido em atividades de espionagem. O secretário respondeu alegando que elementos do comité de McCarthy tinham ameaçado oficiais do exército para obter favores. O presidente Eisenhower irritou-se e achou que era hora de travar McCarthy.
McCarthy acabou por ser ilibado, mas foi censurado pelos métodos utilizados durante as suas investigações, assim como pelas pressões exercidas sobre determinados senadores e comités do Senado.
Assim, acabou por perder muita da sua influência e poder, mas manteve-se como senador até morrer a 2 de maio de 1957, em Bethesda, Maryland, vítima de cirrose.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Joseph McCarthy na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 21:07:33]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais