Momentos WOOK
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Kéops

Também designado por Khufu, foi o segundo faraó egípcio da IV dinastia, de 2551 a 2528 a. C.
Reinou durante 23 anos, sucedendo ao seu pai Senefru. Sua mãe era a rainha Hetep-heres. O seu verdadeiro nome era Khnum-Khufwy, que significa "o deus Khnum protege-me". Planeou a sua sucessão através de seu filho Kawab, mas este faleceu ainda durante o seu reinado. Kéops casou durante a sua vida com duas mulheres: Merey-it-es e Henutsen.
O seu legado mais importante é a grande pirâmide do planalto de Gizé. Havia 13 componentes arquitetónicos acoplados a esta pirâmide. A família real estava sepultada em túmulos e nas pirâmides de Este, os oficiais estavam enterrados na parte oeste da pirâmide. Recentemente foi descoberta uma pirâmide de culto na parte sudeste do túmulo de Kéops. O programa do complexo funerário foi criado no seu reino mas manteve-se em atividade até ao final do Reino Antigo. A construção deste monumento revela um controlo rigoroso dos recursos naturais e humanos do país, demonstrando que a construção da pirâmide foi um projeto nacional.
A pirâmide-túmulo do faraó Kéops, em Gizé, constitui a única das sete maravilhas do mundo antigo a chegar aos nossos dias
O seu reino é recordado de igual modo pelo alargamento das pedreiras de alabastro de Hatnub, pela ampliação das minas do Sinai e pela edificação do templo de Athor em Dendera.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Kéops na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-27 21:36:17]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse