Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Kosovo

Geografia
País do sudeste da Europa. Situado no noroeste da península dos Balcãs, abrange uma superfície de 10 887 km2. O Kosovo faz fronteira com a Sérvia a norte e a este, com a Macedónia a sul, com a Albânia, mais precisamente os Alpes albaneses, a oeste e com o Montenegro a noroeste. As cidades mais importantes são Pristina, a capital, com 400 000 habitantes (2007), Prizren (110 000 hab.) e Peja (70 000 hab.).
Clima
Bandeira do Kosovo
De influência continental, o clima é, regra geral, rigoroso do inverno, com fortes nevões, e quente no verão e no outono. A época de maior precipitação situa-se entre os meses de outubro e dezembro.
Economia
Em fase de recuperação económica, o Kosovo é um dos países mais pobres da Europa, situando-se em termos económicos abaixo da Albânia. Com uma taxa de desemprego de 40%, grande parte da população, que vive essencialmente em zonas rurais, procura melhorar o nível de vida através da emigração.
Como país recente que é, tem apostado na privatização de algumas empresas, até então na posse do Estado, para fazer face à crise económica em que se encontra. Aderiu também ao Euro como moeda oficial, o que tem ajudado a travar a inflação. Em determinados enclaves, o dinar sérvio ainda é utilizado.
País rico em minerais e em metais (chumbo, alumínio, níquel, zinco, crómio, magnésio, entre outros materiais), faltam-lhe as infraestruturas e os investimentos necessários à sua efetiva exploração.
População
A população é de 2 126 708 habitantes (2007), o que corresponde a uma densidade populacional de 175 hab./km2.As etnias principais são a albanesa (88%) e a sérvia (7%). As religiões com maior expressão são a muçulmana, a ortodoxa e a católica. A língua oficial é o albanês, embora haja uma diversidade de línguas faladas pelo país: sérvio, bósnio, turco e romeno.
História
O Kosovo é uma nação da península balcânica independente da Sérvia, desde 17 de fevereiro de 2008.
Enquanto província da Sérvia, houve desde sempre conflitos étnicos entre as duas partes. De 1945 a 1989, o Kosovo foi considerado como uma província autónoma dentro da república sérvia. Em 1981 eclodiram motins populares pois a maioria albanesa (mais de 80%) reclamou a transformação da província em república federada. Em 1989, verificam-se novos motins no território contra a presença de forças policiais sérvias, uma vez que a Sérvia retirara o estatuto de autonomia a esta província, ficando a região totalmente subjugada. As alegações de tal decisão baseiam-se na batalha de Kosovo Polje (1389), em que as tropas sérvias e búlgaras perderam frente aos otomanos, tornando-se este o ponto de partida para a reconstrução da nação sérvia. Com a ascensão ao poder de Milosevic, em 1990, recrudesce o nacionalismo. Belgrado procura alterar o equilíbrio étnico ao instalar na região refugiados sérvios da Bósnia e da Croácia. Paralelamente, estabelece-se uma resistência armada (UÇK - Exército de Libertação do Kosovo) e, em 1992, Ibrahim Rugova é eleito presidente da autoproclamada República do Kosovo. Em 1999, devido ao avanço da "limpeza étnica", a NATO intervém no local por forma a forçar Milosevic a entregar o território ao povo kosovar de etnia albaneza. Verificou-se um êxodo maciço desta população kosovar para a Albânia que, dos campos de refugiados, partiram para outros países do Tratado Atlântico, em especial para a Alemanha e EUA. Após 72 dias de ataques aéreos por parte do exército da NATO, os sérvios acabaram por assinar um acordo, ficando estabelecida a presença de uma força internacional no território de modo a fazer prevalecer a paz.
Até 2002, a Sérvia e o Montenegro constituíam uma nação com duas republicas, mas em 2006 o Montenegro separou-se da Sérvia e o Kosovo seguiu-lhe os passos, tornando-se independente dois anos depois.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Kosovo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-07 07:59:53]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais