Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Lagoa

Aspetos Geográficos
O concelho de Lagoa, do distrito de Faro, localiza-se na Região do Algarve (NUT I e NUT II). É limitado a oeste pelo concelho de Portimão, a este e a norte por Silves e a sul pelo oceano Atlântico, ocupando uma superfície de 88,9 km2, distribuído por seis freguesias: Estombar, Ferragudo, Lagoa, Porches, Carvoeiro e Parchal.
Em 2005, Lagoa tinha 22 005 habitantes.
Igreja Matriz de Lagoa
Brasão do concelho de Lagoa
O natural ou habitante de Lagoa denomina-se lagoense.
Apresenta um clima temperado mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves; a precipitação distribui-se de forma irregular ao longo do ano, concentrando-se nos meses de outono e primavera.
Existem alguns recursos hídricos, nomeadamente a ribeira de Alcadarilha e o rio Arade.
O relevo é pouco acidentado, sendo constituído por falésias coloridas, rochedos de forma estranha e grutas, destacando-se o Cotovio (60 m) e o Carvoeiro (86 m). De realçar ainda a Ponta do Altar.
História e Monumentos
As origens do concelho são praticamente desconhecidas, mas pensa-se que algumas localidades estiveram sob o domínio árabe e outras foram importantes centros durante o período medieval. Em 1773 Lagoa foi elevada a vila.
No património arquitetónico e monumental destacam-se:
- o Convento de S. José, que foi construído no século XVIII e ao qual foi adicionada posteriormente uma capela com interiores em talha dourada, onde está guardada uma imagem do santo com o Menino, datada do século XVIII;
- a Igreja da Misericórdia de Lagoa, que está decorada a azulejos de finais do século XVII, possui um altar-mor em talha do século XVIII e alberga uma imagem de Cristo Crucificado do século XVII;
- a Igreja de São Tiago, em Estombar, que é datada dos séculos XVI e XVII, em estilo maneirista, e sofreu alterações no século XVIII, tendo sido introduzidas características do barroco;
- a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, da qual resta apenas um portal manuelino na torre sineira, da sua construção original no século XVI. O edifício atual é fruto da reconstrução levada a cabo em finais do século XVIII e inícios do século XIX, uma vez que sofreu danos aquando do terramoto de 1755, e possui características barrocas e elementos neoclássicos. O seu interior alberga uma imagem de Nossa Senhora da Luz do século XVIII, atribuída ao escultor Machado de Castro. São várias as imagens e relicários de épocas passadas que compõem o espólio desta igreja, mas é de relevar a imagem do Menino Jesus deitado numa cama de madeira, em estilo rocaille, datada de finais do mesmo século;
- a gruta de Ibne-Ammar, junto ao rio Arade, onde se encontram achados arqueológicos do Calcolítico e Idade do Bronze;
- o Convento do Parchel, situado perto da localidade de Calvário, que data do século XVII e que não sofreu obras de restauro após o terramoto de 1755, pelo que apenas se podem ver restos de pinturas murais e azulejos e algumas sepulturas e celas de frades;
- a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de arquitetura rural, que possui, entre outras relíquias, altares do século XIV, uma imagem de dupla face (com a Nossa Senhor e Cristo Crucificado) provavelmente do século XV, e uma coleção de pinturas naïf, representando "ex-votos" de marinheiros e pescadores, onde são descritos os milagres da padroeira;
- o Forte de São João de Arade, que, juntamente com a fronteira-fortaleza de Santa Catarina, constituía a defesa do estuário do rio Arade. A sua origem remonta ao século XV e foi ampliado nos séculos XVII e XVIII. Mais tarde, em inícios do século XX, foi adaptado a residência particular, adquirindo traços românticos.
- a Igreja Matriz de Porches, que está construída sobre um edifício do século XVI, de que resta a capela-mor.
- a Ermida de Nossa Senhora da Rocha, em Porches, que não tem data precisa atribuída, embora apresente vestígios visigóticos, dos séculos VI e VII. O seu interior alberga uma imagem da padroeira do século XVI.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Neste concelho realiza-se a festa de Nossa Senhora da Luz, a 8 de setembro, e algumas feiras, nomeadamente a Feira de São João, a 24 de junho, e a FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, durante 10 dias, em agosto.
No artesanato, destacam-se os trabalhos em loiça de Porches, pintura decorativa em mobiliário, pintura decorativa em barro e vidro, pintura em azulejos, olaria, bordados, bonecos de pano e em ferro forjado e miniaturas de barcos.
Uma das personalidades associada ao concelho é o poeta do século XI Ibne Ammar.
Economia
Lagoa é um concelho em que os setores primário (pesca) e secundário (indústrias de conserva de peixe) dominaram a atividade económica até finais do século XIX, mas, atualmente, é o setor terciário, na área do turismo, que desempenha um papel preponderante na economia do concelho. A área agrícola ocupa cerca de 49,7% da área do concelho, predominando os cultivos de frutos secos, frutos frescos, principalmente citrinos, o pousio, os prados e pastagens permanentes e a vinha. No que diz respeito à pecuária, aves, ovinos e suínos são as principais espécies criadas. Este concelho tem uma baixa densidade florestal, da ordem dos 17% da área agrícola útil, o que corresponde a 94 ha.
Apesar de setor secundário ter registado maior importância no passado, são ainda de salientar as indústrias relacionadas com a conserva de peixe e a exploração de sal.
O setor terciário está ligado ao turismo e tem vindo a desempenhar um papel bastante importante na economia do concelho, destacando-se as atividades relacionadas com os desportos náuticos, nomeadamente windsurf, vela, mergulho, esqui aquático e surf.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Lagoa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-24 19:23:27]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros