Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Letónia

Geografia
País do Nordeste da Europa, a Letónia, um dos chamados Estados Bálticos, faz fronteira com a Estónia, a norte, a Rússia, a leste, a Bielorrússia, a sudeste, e a Lituânia, a sul, e é banhada, a oeste, pelo mar Báltico. Abrange uma área de 64 589 km2. As cidades mais importantes são Riga, a capital, com 687 700 habitantes (2004), e 857 000 na sua área metropolitana, Daugavpils (110 700 hab.), Liepaja (80 100 hab.), Jelgava (54 500 hab.) e Jurmala (50 800 hab.).
Clima
Imagem de Riga, Letónia
Edifício em Riga, Letónia
Bandeira da Letónia
O clima é do tipo temperado continental de transição, sofre alguma influência dos ventos de Oeste no inverno e regista precipitação no verão.
Economia
A agricultura produz batata, cevada, trigo, beterraba, legumes e frutos. Em termos de recursos naturais, destaca-se a extração de turfa.
Na indústria tem especial relevância o setor metalúrgico. Também são produzidos recetores de rádio, instrumentos científicos, frigoríficos, máquinas de lavar, motores de motorizadas, navios, veículos automóveis, geradores, instrumentos agrícolas, têxteis e calçado. Os principais parceiros comerciais da Letónia são a Rússia, a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 2,8.
População
A população da Letónia está estimada em 2 274 735 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade de aproximadamente 35,46 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 9,24%o e 13,66%o. A esperança média de vida é de 71,33 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,811 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,810 (2001). Estima-se que, em 2025, a população diminua para 2 086 000 habitantes. As etnias principais são a letã (57,7%), a russa (29,6%), a bielorrussa (4,1%), a ucraniana (2,7%) e outras (5,9%). O protestantismo (17%) e o catolicismo (15%) são as principais religiões. A língua oficial é o letão.
História
Entre os séculos XIII e XVI, os cavaleiros da Ordem Teutónica dominaram a Letónia. A partir do século XVI, o país foi dividido entre a Polónia e a Suécia. Mas, no final do século XVIII, todo o território foi anexado pela Rússia. Depois de Revolução Russa, em 1917, a Letónia declarou a independência. Após um período conflituoso, a nova nação foi reconhecida pela União Soviética e pela Alemanha, em 1920. Até 1934, quando a ditadura foi estabelecida, a Letónia independente foi governada por várias coligações democráticas. Em 1939, o país foi obrigado a aceitar a instalação de bases militares soviéticas no seu território e, no ano seguinte, o Exército Vermelho Soviético ocupou o país, que passou a integrar a União Soviética. O exército nazi ocupou a Letónia, entre 1941 e 1944, ano em que o Exército Vermelho tomou novamente a Lituânia. Nos anos seguintes, a economia nacional foi coletivizada e seguiu, assim, os padrões soviéticos.
Quando Mikhail Gorbachev começou a liberalizar o regime soviético, em meados da década de 1980, o sentimento nacionalista letão ressurgiu. E, como resultado, em 1991, o país tornou-se independente da União Soviética.
A Letónia aderiu formalmente à União Europeia no dia 1 de maio de 2004 numa cerimónia realizada em Dublin.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Letónia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-28 09:17:20]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros