Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

linfa

A linfa é um liquido coagulável, de cor amarelo-claro, transparente ou opalino, de reação alcalina, que contém leucócitos e circula nos vasos linfáticos e nos espaços intercelulares.
O sangue dos capilares realiza a função última do sistema circulatório: a troca de nutrientes e de produtos finais do metabolismo. Esta troca é feita ao nível de linfa que banha todas as células e se recolhe em pequeníssimos vasos intersticiais existentes entre os capilares e as células. A linfa é essencialmente um filtrado plasmático, um líquido que resulta da exsudação, ou percolação, de água e substâncias dissolvidas, através das paredes dos capilares. As proteínas plasmáticas, em geral, permanecem no sangue, devido ao seu enorme peso molecular, que as impede de se difundirem para o exterior.
Os solutos, além de serem transportados pelo movimento osmótico da água, deslocam-se também por difusão passiva em direções determinadas pelos seus gradientes de concentração. Por exemplo, à medida que a glicose é utilizada na atividade das células musculares, tem a sua concentração mais baixa na linfa que no sangue. Nesta circunstância, a glicose difunde-se do sangue para a linfa.
A linfa proveniente do intestino delgado é muito rica em gorduras, sobretudo a seguir às refeições, apresentando então um aspeto leitoso. A sua drenagem na circulação venosa permite a recuperação das moléculas proteicas cujo diâmetro é inferior ao dos poros dos capilares, através dos quais se perdem. Se não houvesse uma recuperação, que se calcula em 0,4%, das proteínas totais da circulação, o volume do sangue circulante, devido ao abaixamento da pressão osmótica, diminuiria até valores que seriam incompatíveis com a vida.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – linfa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-28 01:28:18]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov