Momentos WOOK
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

linha do horizonte (geometria)

No desenho em perspetiva linear é fundamental a relação existente entre o sujeito (observador), o objeto a ser desenhado e a imagem desse objeto projetada num plano imaginário, chamado o Plano de Quadro (PQ). Neste tipo de desenho um dos elementos mais importantes é a Linha do Horizonte (LH), que se encontra ao nível do olhar do sujeito indicando o seu ponto de observação (PO).
A Linha do Horizonte encontra-se sempre à altura dos olhos do observador e pode facilmente ser observada numa praia; basta para isso considerar a linha imaginária em que o céu toca o mar. O exemplo da praia é um dos poucos em que se pode observar esta Linha, pois na maior parte das vezes existem barreiras - paredes, edifícios ou montanhas - que dificultam a sua visibilidade.
Sendo a Linha do Horizonte fundamental na representação do desenho há que saber determiná-la, independentemente da localização do observador. Uma das técnicas usadas é segurar numa caneta ou num livro ao nível dos olhos e, com um olho fechado, registar quando é que a altura da caneta ou do livro corresponde a um determinado objeto. A linha imaginária, definida pela interseção da altura do objeto com o livro ou caneta (colocado sempre ao nível dos olhos), define a Linha do Horizonte.
Panorâmica de uma planície que permite a observação da linha do horizonte
Linhas e planos imaginários de referência no desenho em perspetiva linear
Uma perspetiva da linha do horizonte, no deserto do Arizona, nos EUA
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – linha do horizonte (geometria) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-27 17:09:45]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse