Campanha Natal
Livros e Autores

Simply Flow

Fátima Lopes

Amor Cão

Rosa Alice Branco

O Novo Mundo da Inês - Mais tolerância, por favor!

Sara de Almeida Leite

Bom português

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

1 min

Louis Gossett Jr.

Ator norte-americano, Louis Gossett Jr. nasceu a 27 de maio de 1936, em Brooklyn, Nova Iorque. Aos 16 anos, foi escolhido para o papel principal na peça Take a Giant Step (1953). Alguns anos depois, abandonou a oportunidade de se tornar um atleta profissional para prosseguir uma carreira na representação, tendo participado logo a seguir na peça A Raisin in the Sun (1959) na Broadway, um drama sobre uma família afro-americana. Estreou-se na sétima arte na versão cinematográfica deste filme, em 1961, continuando a atuar em diversas peças: Golden Boy (1964); My Sweet Charlie (1966) e Carry Me Back to Morningside Heights (1968).
Na televisão, participou em alguns episódios de Mod Squad e na série The Young Rebels (1970-1971).
Nos anos 70, viu o seu trabalho ser aclamado pela crítica em comédias como The Landlord (1970), de Hal Ashby; Travels With My Aunt (Viagens Com a Minha Tia, 1972), de George Cukor, e a adaptação ao cinema de The River Niger (1976), onde contracenou com James Earl Jones. Em 1977, ganhou o Emmy pela sua interpretação na minissérie Roots (Raízes) e, em 1982, a sua interpretação de um sargento duro em An Officer and a Gentleman (Oficial e Cavalheiro) valeu-lhe o Óscar de Melhor Ator Secundário, consolidando a sua carreira em Hollywood. Seguiram-se papéis em filmes como Finders Keepers (1984); Enemy Mine (Os Inimigos, 1985); Iron Eagle (Águia de Ferro, 1985); Diggstown (O Golpe da Meia-Noite, 1992) e A Good Man in Africa (Sarilhos em África, 1994), entre outros.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Louis Gossett Jr. na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-12-06 08:42:31]. Disponível em
Livros e Autores

Simply Flow

Fátima Lopes

Amor Cão

Rosa Alice Branco

O Novo Mundo da Inês - Mais tolerância, por favor!

Sara de Almeida Leite

Bom português

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais