Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Luís Correia da Silva

Político e governante português, Luís Manuel Miguel Correia da Silva nasceu em 1956, em Lourenço Marques, Moçambique.
Já a viver em Portugal, licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Posteriormente, fez ainda o mestrado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e uma pós-graduação em Comércio Internacional pela École du Commerce Solvay da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica.
A nível profissional, Luís Correia da Silva começou por ser assistente no Instituto Superior de Agronomia. Depois foi delegado do ICEP (Instituto do Comércio Externo de Portugal) nas cidades de Argel (Argélia), Bruxelas (Bélgica) e Haia (Holanda).
A seguir, foi promovido a diretor do ICEP encarregado pela área de Equipamentos e Serviços, passando depois a vice-presidente do Instituto de Promoção Turística.
Em 1991, assumiu a vice-presidência do Conselho de Administração do ICEP na área do Comércio Internacional. No ano seguinte trocou esta área pela do Turismo, pela qual foi responsável ao longo de quatro anos, até 1996. Durante este período de tempo em que dirigiu o Turismo, Luís Correia da Silva foi presidente da Comissão de Organização do Congresso Internacional da ASTA (American Society of Travel Agents - Sociedade Americana de Agentes de Viagens) que decorreu em Lisboa, em 1994.
Após a sua saída do ICEP em 1996, foi diretor da Comissão de Planeamento da ETC (European Travel Comission - Comissão Europeia de Viagens), administrador executivo da Lusotur, SA, e do grupo empresarial André Jordan. Foi também administrador da Aparbelas, SA, uma joint-venture da Planbelas, SA, com o grupo de hotéis D. Pedro responsável pela construção de um conjunto turístico no Belas Clube de Campo.
A vasta experiência de Luís Correia da Silva na área do turismo levou a que fosse convidado pelo primeiro-ministro social-democrata Durão Barroso, em abril de 2003, a tomar conta da Secretaria de Estado do Turismo. A 8 de abril, tomou posse e passou a integrar o XV Governo Constitucional, trabalhando diretamente com o ministro da Economia Carlos Tavares. Em 2004, foi substituído por Carlos José das Neves no XVI Governo Constitucional, liderado por Santana Lopes.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Luís Correia da Silva na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-23 23:22:20]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse