Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Maldivas

Geografia
País insular do oceano Índico. O arquipélago, constituído por 1300 pequenas ilhas de coral, encontra-se situado a cerca de 640 km a sudoeste do Sri Lanka, e tem uma superfície total de 300 km2. A cidade mais importante é Malé, a capital, com 84 300 habitantes (2004).
Clima
Bandeira das Maldivas
O clima é tropical de monção. As barreiras feitas pelos recifes protegem as ilhas do efeito destruidor das monções, que ocorrem entre maio e agosto e entre dezembro e março.
Economia
As Maldivas têm uma economia que assenta na pesca, no turismo e na construção de barcos. Quase todo o pescado é vendido a companhias estrangeiras para exportação. As culturas agrícolas dominantes são o arroz, o sorgo, o milho, o algodão, o amendoim, a mandioca, a batata-doce, os legumes, as frutas tropicais, o inhame e a copra. A indústria extrativa resume-se à pedra-pomes, ao fosfato e a pequenas quantidades de ouro. Os produtos industriais são a fibra de algodão, o cimento, as bebidas e o calçado. Os maiores parceiros comerciais do país são os EUA, o Sri Lanka, o Reino Unido e o Japão.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 1,7.
População
A população está estimada em 359 008 habitantes (2006). A densidade populacional é de 1163,67 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 34,81%o e 7,06%o. A esperança média de vida é de 64,41 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,751 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) não foi atribuído (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 564 000 habitantes. Das 1300 ilhas, apenas 200 são habitadas. A maioria dos habitantes é da linhagem cingalesa e dravídica, com influências árabes e africanas. A religião maioritária é a muçulmana sunita. A língua oficial é o divehi, uma derivação do cingalês.
História
Os Portugueses mantiveram-se nas ilhas desde 1558 até serem expulsos em 1573. A partir do início do século XVII, as ilhas formaram um sultanato sob a proteção de Ceilão. Depois da tomada inglesa de Ceilão, em 1796, as Maldivas tornaram-se um protetorado britânico. Em 1932 foi aprovada a Constituição democrática, mas as ilhas continuaram a ser um sultanato. Em 1953 foi proclamada a república e só em 1965 é que obteve a independência total e, três anos mais tarde, o sultanato foi abolido. As últimas tropas britânicas abandonaram o país em 1976. Em 1982, as ilhas aderiram à Commonwealth.
Uma catástrofe natural abalou o país a 26 de dezembro de 2004. Nesse dia, registou-se o maior terramoto dos últimos tempos (8,9 graus da escala de Richter) com epicentro ao largo da ilha indonésia de Samatra. Este sismo originou maremotos que assolaram a costa de vários países do sudeste asiático, como o Sri Lanka, o mais afetado, seguido da própria Indonésia, da Índia, Tailândia, Malásia, Maldivas e do Bangladesh, tendo provocado milhares de mortos e de desalojados.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Maldivas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-04 13:51:35]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais