Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Malpighiáceas

Família de dicotiledóneas que se distribui por cerca de 66 géneros e cerca de 1200 espécies. As plantas desta família são arbustos, árvores, lianas e, por vezes, ervas.
As Malpighiáceas (Malpighiaceae) distribuem-se por áreas tropicais e subtropicais, nomeadamente pela América do Sul.
As folhas normalmente opostas, simples e inteiras, embora possam ser lobadas, são geralmente estipuladas. Por vezes possuem glândulas perto da base do limbo ou no pecíolo.
As flores agrupam-se em panículas, cachos, corimbos ou umbelas terminais ou axilares. São geralmente são bissexuadas e com simetria bilateral. O cálice é constituído por cinco sépalas livres ou unidas na base, persistentes e muitas vezes com glândulas externas. A corola é constituída por cinco pétalas livres, em geral unguiculadas. Possuem cinco ou dez estames, em que os filetes se unem na base. Normalmente, estão presentes três carpelos unidos. O ovário é súpero, em geral trilocular, com um óvulo por lóculo.
O fruto é múltiplo de sâmaras ou drupas.
Algumas espécies americanas como a Byrsonima crassifolia, Byrsonima verbascifolia, Bunchosia glandulosa e Malpighia glabra produzem frutos comestíveis, com alta concentração em vitamina C, utilizada em culinária e em medicina. Outras espécies americanas do género Byrsonima produzem substâncias tanantes; as dos géneros Banisteriopsis e Diplopterys contêm substâncias alucinogéneas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Malpighiáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-07 12:04:10]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov