Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Malta

Geografia
País insular da Europa do Sul. Situado no centro do mar Mediterrâneo, é composto por cinco ilhas: Malta, a maior, Gozo, Comino, Comminotto e Filfla. Abrange uma área total de 316 km2. La Valetta é a capital, com 6900 habitantes (2004), destacando-se ainda as cidades de Birkirkara (21 600 hab.), Qormi (18 100 hab.), Hamrun (10 700 hab.) e Sliema (11 600 hab.).
Clima
Vista aérea de La Valeta, em Malta
Templos de Tarxien, Malta
Napoleão Bonaparte, responsável pela invasão de Malta em 1798
Igreja em Gozo, Malta
As águas límpidas do Mediterrâneo, ao largo de Malta
Bandeira de Malta
O clima é tipicamente mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves e com alguma precipitação.
Economia
No solo arável, que corresponde a dois quintos do território, pratica-se a agricultura, cujas principais produções são os vegetais e as frutas. A extração de rochas tem alguma importância. No setor da indústria transformadora, merecem destaque os produtos alimentares, os têxteis e as confeções. Fruto dos atrativos das ilhas, o turismo desempenha o papel fundamental na economia do país. Os principais parceiros comerciais de Malta são a França, a Itália, a Alemanha e os Estados Unidos da América.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 8,8.
População
A população de Malta está estimada em 400 214 pessoas (2006), que são, na sua grande maioria, habitantes das áreas urbanas. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 10,22%o e 8,1%o. A esperança média de vida é de 79,01 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,856 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,844 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 447 000 habitantes. Etnicamente, os naturais de Malta são 96% e os restantes são ingleses (2%) ou de outras origens. As línguas oficiais são o inglês e o maltês.
História
Malta foi ocupada antes de Cristo pelos Fenícios, Gregos, Cartagineses e Romanos. Segundo a lenda, São Paulo naufragou em Malta no ano 60 d. C. quando andava a converter as populações. A partir desta data, os malteses aderiram ao Cristianismo e permanecem-lhe fiéis até hoje. Com a divisão do Império Romano em 395 d. C., a zona este da ilha foi cedida ao domínio de Constantinopla. Em 1090 o conde Roger da Sicília conquistou Malta e submeteu-a às suas leis até ao século XVI. Em 1530, Malta foi cedida à Ordem Hospitalar de S. João de Jerusalém, uma ordem religiosa e militar pertencente à Igreja Católica. Em 1798, Napoleão Bonaparte invadiu Malta, mas quatro anos depois retirou-se e a ilha ficou sob a proteção dos Britânicos, que a anexaram em 1814.
Tornou-se base naval inglesa e uma zona estratégica importante durante a Segunda Guerra Mundial, ocasião em que foi alvo de inúmeros ataques. O arquipélago passou a ser autonomamente governado em 1947. Em 1955 Dom Mintoff, líder do Partido Trabalhista de Malta (PTM), tornou-se no primeiro-ministro. Em 1956 o PTM propôs uma nova integração no Reino Unido, proposta que viria a ser aceite em referendo, mas com a oposição do Partido Conservador, liderado por Giorgio Borg Olivier. Em 1959 revogaram a autonomia mas voltaram a restaurá-la em 1962. Malta só se tornou totalmente independente em 1964, altura em que aderiu à Commonwealth e celebrou uma aliança com o Reino Unido de ajuda económica e militar. De 1964 a 1971 Malta foi governada pelo Partido Nacionalista.
Em 1974 tornou-se uma república. Dois anos depois o Partido Trabalhista regressou ao Poder, mas com uma maioria reduzida. Desenvolveu uma política de amizade com a China e com a Líbia. Em 1984 Mintoff retirou-se e foi substituído por Mifsud Bonnici, novo líder do seu partido. Em 1987 voltou ao poder o Partido Nacionalista, este mais voltado para o Ocidente e com uma política de aproximação à União Europeia. Edward Fenech Adami foi eleito primeiro-ministro.
Em dezembro de 1989, este território foi o local escolhido para um encontro entre o presidente dos Estados Unidos, George Bush, e o presidente da ex-União Soviética, Mikhail Gorbachev. Em outubro de 1990, Malta fez o pedido formal de adesão à União Europeia. Está incluída no grupo de 10 países que no dia 1 de maio de 2004 integraram formalmente a União Europeia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Malta na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-17 19:34:11]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais