Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Manoel de Oliveira Paiva

Escritor brasileiro, Manoel de Oliveira Paiva, nascido a 12 de julho de 1861, em Fortaleza, no Ceará, e falecido a 29 de setembro de 1892, na mesma cidade do Brasil, destacou-se com a obra Dona Guidinha do Poço.

Aos catorze anos, ingressou no Seminário do Crato, que abandonou no ano seguinte por se ter desentendido com o padre reitor. Em 1877, vai para o Rio de Janeiro a fim de estudar na Escola Militar, mas só em 1881 consegue fazer os exames de admissão.

Enquanto aluno desta escola começa a sua atividade literária, tendo ainda fundado a revista A Cruzada, onde publicou o seu folhetim Tal Filha, Tal Esposa. No entanto, dois anos mais tarde, tem de abandonar a Escola Militar por sofrer de tuberculose.

Regressa então ao Ceará onde, enquanto jornalista, luta pelo abolicionismo. Paralelamente, intensifica a produção literária através de contos, crónicas e sonetos.

Em 1889 é publicado em folhetins no jornal Libertador o seu romance de estreia, A Afilhada, e, três anos mais tarde, deixa pronto um novo romance, Dona Guidinha do Poço, que contudo só viria a ser publicado em 1952. Esta obra é considerada um dos mais marcantes romances do naturalismo brasileiro.

A Afilhada foi também editada em livro em 1961.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Manoel de Oliveira Paiva na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-30 14:44:37]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río